Diario de Pernambuco
Busca

LEVANTAMENTO

Índice FIEC aponta Pernambuco como líder em inovação no Nordeste

Publicado em: 23/09/2022 16:20

Pesquisa analisou capacidades e resultados dos estados brasileiros no processo de inovação (Reprodução/Pexels)
Pesquisa analisou capacidades e resultados dos estados brasileiros no processo de inovação (Reprodução/Pexels)
Um levantamento produzido pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) que avalia aspectos multidimensionais do processo de inovação apontou Pernambuco como o estado mais inovador do Nordeste. 

Dividida nas áreas capacidades e resultados, a pesquisa colocou Pernambuco no 10º lugar geral entre os estados da federação, sendo o 12º colocado em capacidades e 8ª posição em resultados.

De acordo com a FIEC, o objetivo do índice é identificar lacunas e direcionar políticas para a melhoria e o desenvolvimento dos diferentes aspectos do ecossistema de inovação no Brasil. 

“Estamos orgulhosos de, mesmo durante um período de crise econômica e sanitária, seguir sendo um dos estados mais atrativos para novos negócios inovadores. Isso significa que conseguimos firmar as bases para criar mais desenvolvimento e oportunidade em Pernambuco”, comemorou o governador Paulo Câmara.

No levantamento, Pernambuco também foi destaque com o 3º lugar em competitividade global e os 8º lugares em capital humano (pós-graduação) e em inserção de mestres e doutores. Segundo o Índice FIEC, um melhor posicionamento em resultados do que em capacidades aponta para um maior aproveitamento das potencialidades do estado e mais efetividade de inovação. 

"Este resultado reflete o esforço do Governo do Estado, que nos últimos anos vem fazendo grandes investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação, em todas as Regiões de Desenvolvimento do Estado", comemora o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Jucá.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL