Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

INVESTIMENTO

Hoje é o último dia para utilizar o FGTS na compra de ações da eletrobras

Publicado em: 08/06/2022 10:20

 (Foto: Agência Brasil)
Foto: Agência Brasil
O prazo para trabalhadores usarem recursos do FGTS para compra de ações da eletrobras encerra nesta quarta-feira (8), às 12h. Fazer investimentos em ações de fundos de privatização vem se tornando um negócio atrativo para quem pensa a longo prazo.
 
O Fundo Mútuo de Privatização (FMP) é uma modalidade de fundo de investimento que possibilita a utilização dos recursos do FGTS para investir em ações de empresas estatais em processo de privatização.
 
Nesse modelo, os recursos são investidos em ações de companhias listadas, e pode servir como fonte de diversificação dos recursos que se encontram alocados no FGTS. Quando a destinação é realizada no FMP, o rendimento do FGTS no fundo deixa de ter rendimento garantido e passa a ter rendimento variável, conforme a performance das ações da companhia investida.

Apesar de nem todos os Fundos Mútuos de Privatização serem iguais, um estudo recente da XP mostra, em simulação feitas no período entre 2002 e 2022, que os investidores que deixaram seus recursos investidos apenas no FGTS tiveram retorno de 136,09%. Já quem investiu 50% dos recursos, por exemplo, em ações da Vale no mesmo período, obteve retorno de 2.235,13%, e quem optou por ações da Petrobras, teve retorno de 649,36%.
 
Segundo Paulo Pereira Filho, líder regional da XP em Pernambuco, investir traz uma série de vantagens. “Além da possibilidade de boa rentabilidade, os FMPs oferecem a vantagem da portabilidade, sendo possível fazer a migração de um fundo para outro, a cada seis meses, sem a necessidade de realizar resgate. É possível ainda, retornar os recursos para o FGTS”, afirmou.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com o ex-ministro e pré-candidato ao senado, Gilson Machado
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Grupo Diario de Pernambuco