Diario de Pernambuco
Busca

2022

Perspectiva: Agenda TGI traça cenários para 2022 em evento online

Publicado em: 29/11/2021 17:37

 (Foto:TGI/Divulgação)
Foto:TGI/Divulgação

Crise sanitária, crise política, crise econômica. Por dois anos consecutivos, 2020 e 2021, a pandemia de Covid-19 ditou as regras nos cenários econômicos e sociais do mundo inteiro. Pensando em 2022, acontece hoje (29) uma  palestra conduzida pelo consultor e sócio fundador da TGI Consultoria, Francisco Cunha, durante a 23ª edição do evento Agenda TGI. Durante o encontro, o especialista traçará panoramas e perspectivas políticas e econômicas para o próximo ano. 

“O encontro de hoje será uma retrospectiva em sequência do mundo, Brasil, Pernambuco e Recife, percorrendo os fatos ocorridos e traçando projeções para 2022. O que a gente tem em ‘tela’ ainda é a pandemia, ela que está dando as cartas. Do ponto de vista econômico e sanitário, essa última variante evidencia que a pandemia ainda não acabou. Nós só teremos segurança quando todas as pessoas no mundo estiverem vacinadas. Enquanto houver lugares com pouca vacinação, haverá o surgimento de novas variantes. É preciso um esforço mundial para garantir a vacina”, afirma Francisco Cunha.

Já imaginando cenários, o especialista afirma que o cenário de crise não deve ser substituído de forma rápida. “Infelizmente não existe perspectiva positiva no curto prazo, 2022 será um ano muito difícil. É preciso pensamento positivo para colocar o país numa rota de desenvolvimento novamente, com emprego pleno para homens e mulheres e educação de qualidade para as crianças”, pontua.

Apesar do contexto caótico a curto prazo, existe chance de uma retomada em médio prazo, aponta Francisco Cunha. “Em 2022 podemos prever um cenário de inflação alta e crescimento baixo, o que chamamos de ‘estagflação’, tudo isso em meio a uma disputa eleitoral e com a possibilidade do dólar ter picos de alta. O cenário deve melhorar após o processo eleitoral. 2023 deve ser melhor que 2022”.

A palestra será transmitida online no YouTube da TGI Consultoria em Gestão, às 19h.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL