Economia

Pela segunda vez consecutiva, Pernambuco lidera ranking de Qualidade de Informação Contábil e Fiscal

Pelo segundo ano consecutivo, Pernambuco se destaca conquistando a liderança do ranking de Qualidade de Informação Contábil e Fiscal. De acordo com a Secretaria Nacional do Tesouro Nacional (STN), na publicação realizada neste ano, que avaliou os dados de 2020, o estado registrou 96,4% de acertos, conquistando um índice suficiente para conseguir o primeiro lugar do ranking, seguido por Mato Grosso do Sul e de Rondônia.

Segundo a STN, o ranking, que tem como base os dados transmitidos pelos estados e municípios, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), tem como objetivo melhorar a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais prestadas pelos entes da Federação.

Para o secretário da Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, a conquista da liderança do ranking é motivo de orgulho. "Mesmo com tanta dificuldade e com o trabalho home office, conseguimos juntar os dados e cumprir os prazos. Esse 1º lugar vem em função da curva de aprendizado do ano passado. Conseguimos em cima da qualidade e da elaboração. Tudo isso nos deixa feliz e vem em um momento importante em que o estado atinge o Capag B e lança seu primeiro edital para operações de crédito com bancos privados" afirmou.

No ranking, os estados são avaliados sob quatro dimensões: gestão da informação, que verifica aspectos relativos ao envio e à gestão das informações enviadas ao SICONFI; informações contábeis, que avaliam os dados contábeis e a consistência dos demonstrativos; informações fiscais, que avalia os dados fiscais e a consistência dos demonstrativos e informações contábeis e fiscais, que verifica a consistência das informações mediante o cruzamento dos dados.

O contador Geral do estado, Paulo Francisco Ferreira, explica que o ano de 2020 trouxe muitos desafios e que em um curto espaço de tempo, a equipe da Secretaria Estadual da Fazenda teve que se adaptar a novas formas de trabalho, bem diferentes  às dos anos anteriores. "Apesar disso, esse resultado nos mostra que estamos conseguindo cumprir o nosso dever de fornecer informações úteis e confiáveis à sociedade. Estamos no caminho certo. Isso é fruto do trabalho conjunto e da dedicação de todos que fazem parte da nossa Contadoria, das setoriais contábeis das secretarias, das entidades da administração indireta e dos demais poderes, além dos demais setores da SEFAZ-PE. Sem o apoio de todos, esse resultado não teria sido possível".

A opinião foi corroborada pelo Secretário Executivo do Tesouro Estadual, Flavio Mota. "Parabéns à nossa casa. É um resultado notável para a gestão fazendária e para o governo de Pernambuco. Tivemos um biênio de muito trabalho, muita competência e pujança na área contábil. Precisamos compartilhar os resultados com a sociedade e com todo o Brasil”.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...