Foi inaugurada, nesta quinta-feira (28), a nova fábrica da Yazaki no município de Bonito, Agreste Central do estado. É a segunda unidade da multinacional fabricante de componentes automotivos na região Nordeste. O governador Paulo Câmara participou da inauguração ao lado do presidente da Yazaki Mercosul, Lázaro Figueiredo, e outras autoridades locais. A primeiro
Construída em uma área de 100 mil m², a desenvolvedora e fabricante de chicotes automotivos recebeu investimentos de R$ 60 milhões e gerou 1,6 mil empregos diretos. Atualmente, a fábrica conta com 800 colaboradores. Esta é a sexta unidade da multinacional japonesa no País e a décima no Mercosul.
A nova unidade pode produzir chicotes para atender 100% dos projetos da Stellantis, cuja planta fica no município de Goiana, na Mata Norte. A Stellntis é a empresa criada com a fusão da Fiat Chrisler a Peugeot.
“A chegada da Yazaki é um evento de grande importância para a Stellantis e para Pernambuco. Desde o início do nosso projeto de instalação do Polo Goiana, uma das prioridades foi a consolidação de uma cadeia local de fornecedores. Isso representa competitividade para toda a cadeia de valor, compensando o fato de nossa localização estar longe das regiões mais industrializadas”, analisou a plant manager do Polo Automotivo Goiana, Juliana Coelho.
Segundo apontamento do governador Paulo Câmara, o projeto foi aguardado e construído coletivamente. “É um sonho antigo, fruto de muito planejamento, de muita gestão e diálogo. Mas, ao mesmo tempo, é o resultado desse olhar profissional que as empresas têm em relação a Pernambuco. O estado se preparou muito para alcançar os objetivos de ter uma cadeia automotiva”, comemorou.
O presidente da Yazaki Mercosul, Lázaro Figueiredo, destacou a importância da nova unidade no Nordeste. “A instalação da fábrica em Bonito complementa a atuação da Yazaki no Mercosul e reforça a confiança em nossa região. É importante destacar também a importância das pessoas que estão se dedicando a construir mais esse capítulo de sucesso na história da empresa. Mais uma vez, a Yazaki cumpre seu papel de contribuir com a sociedade e apoiar o desenvolvimento dos locais onde se instala”, afirmou.
Prestigiaram a inauguração a vice-governadora Luciana Santos, o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, o secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico e presidente da Adepe, Roberto Abreu, o chefe da Assessoria Especial, Alexandre Gabriel, o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros, o deputado estadual Clodoaldo Magalhães, o diretor de Operações da Yazaki Mercosul, Emílio Garcia, e o presidente da Yazaki Mercosul, Lázaro Figueiredo, além do cônsul do Japão, Yroaki Sano, além de prefeitos de cidades vizinhas.
Loading ...