Economia

Advogado Rômulo Saraiva lança livro sobre fraude em previdência privada

O professor e advogado especialista em previdência Rômulo Saraiva lança nesta quarta-feira (04) o livro Fraude nos fundos de pensão - Como a gestão fraudulenta e a supervalorização dos ativos ameaçam a previdência complementar, em palestra gratuita na na Livraria Jaqueira (do Recife Antigo). A obra apresenta uma análise profunda sobre os fundos de pensão brasileiros e faz uma crítica contundente sobre os mecanismos de investimentos e  as suas vulnerabilidades, que podem representar calote na aposentadoria ou prejuízo financeiro a milhões de trabalhadores.

Mecanismos de fiscalização
Examinando a dificuldade do trabalhador e de seus representantes acompanharem (e enxergarem) os investimentos malsucedidos, em razão da prática intencional de fraudar e das gestões enganosas, Saraiva traz para o livro questões essenciais desse tipo de crime como  supervalorização, layering, spoofing, churning e debêntures sem lastro. 

Com prefácio do ex-procurador geral da República Rodrigo Janot, a publicação também expõe mecanismos para atenuar as vulnerabilidades como, por exemplo, a auditoria e o contingenciamento de risco. Pontos fundamentais para o combate à fraude. Outros aspectos traçados no livro são: aperfeiçoamento da governança corporativa, rechecagem periódica da metodologia de avaliação dos ativos e Supervisão Baseada em Risco (SBR) intensificada para aferir se o desempenho está satisfatório.

O autor ainda resgata operações icónicas como a Lava Jato e Greenfield que revelaram que os maiores fundos de pensão brasileiros possuem fragilidades preocupantes, pois mostraram o envolvimento dos seus dirigentes em gestões fraudulentas e temerárias. 

O livro, além de fazer um resgate teórico, cumpre o seu papel com a sociedade ao explicar também como o aposentado e o trabalhador podem cobrar a responsabilidade jurídica dos envolvidos do ponto de vista administrativo, civil e penal. 

SERVIÇO
Lançamento do Livro Fraude nos fundos de pensão - Como a gestão fraudulenta e a supervalorização dos ativos ameaçam a previdência complementar
Quando: 04/08, quarta-feira, 18h
Onde: Livraria Jaqueira do Recife Antigo (R. Me. de Deus, 110,Recife)
Editora: Juruá
Onde comprar: Plataforma Blimp Livraria ou pelo whatsapp (81 3265-9455)

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...