Diario de Pernambuco
Busca

EUA

Federal Reserve inicia reunião de política monetária

Por: AFP

Publicado em: 27/07/2021 19:22 | Atualizado em: 27/07/2021 19:23

 (Foto: Reprodução/Pixabay)
Foto: Reprodução/Pixabay
O Federal Reserve (Fed, banco central americano) iniciou nesta terça-feira (27) sua reunião de política monetária que terminará ao meio-dia de quarta e ao final da qual são esperados comentários sobre a inflação e os riscos da variante Delta do coronavírus.

Não se espera nenhum anúncio concreto sobre a redução do apoio monetário que o Fed tem dado à economia americana desde o início da crise provocada pela pandemia.

Mais ainda quando a variante Delta, que fez dispararem os contágios de Covid-19 em muitas regiões do mundo, poderia pôr em risco a bem-sucedida recuperação econômica americana.

Enquanto isso, o aumento dos preços, mais forte do que o esperado e registra seu maior ritmo em 13 anos, deverá estar no centro desta reunião.  

A inflação de 3,9% em 12 meses até maio, segundo o índice PCE que o Fed considera (5,4% em junho, segundo o índice CPI), continua suscitando grande preocupação, sobretudo porque se espera que a tendência se estenda por vários meses.

No entanto, o presidente do Fed, Jerome Powell, tem insistido em que este aumento é temporário e que depois a inflação chegará a níveis menores. Assim como muitos economistas, Powell espera que a inflação se estabilize no médio prazo na margem objetiva do Fed, de 2%.

Uma política que vai na mesma direção da recomendada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) aos bancos centrais: "continuar com uma abordagem de política monetária baseada em cifras", disse nesta terça Koeva Brooks, vice-diretora do FMI durante coletiva de imprensa.

A instituição, que publicou suas previsões econômicas atualizadas nesta terça, recomenda que os bancos centrais mantenham seu apoio às economias e não tentem contrabalançar neste momento o aumento de preços com um endurecimento de suas políticas monetárias.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL