Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

INCENTIVO

Suape oferece desconto nas tarifas para navios com baixa emissão de poluentes

Publicado em: 04/05/2021 14:09

Um índice classificará os diferentes tipos de embarcação num ranking de adequação ambiental (Rafael Medeiros/Divulgação)
Um índice classificará os diferentes tipos de embarcação num ranking de adequação ambiental (Rafael Medeiros/Divulgação)
Com o objetivo de estimular o uso de soluções que reduzam as emissões de carbono na atmosfera, o Porto de Suape passou a integrar o grupo de atracadouros que aderiram ao Environmental Ship Idex (ESI) e está oferecendo desconto tarifário de até 60% para navios com baixa emissão de gases poluentes.

A medida considera os padrões atuais exigidos pela Organização Marítima Internacional (IMO) e identifica navios com melhor desempenho na redução de emissões de efluentes atmosféricos como óxido nitrogênio e óxido de enxofre, além de avaliar a eficiência energética da operação. 
 
“A responsabilidade socioambiental é uma característica emblemática de Suape, que agora acrescenta mais um componente na sua lista de políticas que estimulam práticas de proteção ao meio ambiente. Com a adesão a Environmental Ship Idex (ESI), Suape consegue bonificar embarcações que poluem menos, amplia o rol de contratos que protegem nosso ecossistema e, também, sinaliza para o mercado global que nós temos um equipamento interessante para se fazer investimentos não só pela infraestrutura diferenciada, mas pelo que considera essencial na hora de fechar negócios, que é a sustentabilidade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio.
 
O índice classifica os diferentes tipos de embarcação num ranking de adequação ambiental. O porto irá avaliar se a embarcação está registrada no sistema e qual a sua nota de desempenho em relação aos parâmetros de adequação ambiental para ter direito à tarifa reduzida.
 
“Suape se coloca, mais uma vez, como um porto que agrega projetos e iniciativas sustentáveis. O ESI é uma ferramenta padrão usada pelos portos no mundo todo e uma excelente incentivadora para os armadores. Com ele, Suape reforça o compromisso em se tornar um porto verde e gerar economia de baixo carbono. Medidas como essa também contribuem para uma melhor qualidade do ar em toda a área do Complexo”, comentou Roberto Gusmão, diretor-presidente de Suape.
 
O indicador é um dos itens avaliados no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que estabelece uma classificação da gestão ambiental promovida pelas Autoridades Portuárias brasileiras. Em 2019, Suape ocupou obteve 85,40 de nota e ocupou a oitava posição no índice entre as 31 instalações públicas avaliadas. 
TAGS: gases | desconto | navios | suape |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 1 a 5: dicas para destravar sua criatividade e ampliar a percepção
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 10/05
Gil do Vigor é recebido com festa da população e honraria em Paulista
Imunização para gestantes começa a ser liberada, mas ainda gera dúvidas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco