Diario de Pernambuco
Busca

REFERÊNCIA

Suape recebe certificado de reconhecimento internacional em segurança portuária

Publicado em: 19/04/2021 20:43

 (Foto: Rafa Medeiros/Divulgação)
Foto: Rafa Medeiros/Divulgação

Durante os próximos cinco anos, Suape contará com uma nova Declaração de Cumprimento (DC) que reconhece e homologa as operações do atracadouro dentro das mais rígidas regras de segurança portuária internacional, cumprindo os protocolos e normas do ISPS Code (sigla em inglês para Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias). O documento foi concedido pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos).

Certificando o atendimento à Convenção Solas 74/88 e ao ISPS Code, dos quais o Brasil é signatário, a Declaração de Cumprimento de Suape foi concedida após a aprovação do Estudo de Avaliação de Risco e do Plano de Segurança Portuária (PSP). A outorga da certificação é resultado de diversas auditorias nas instalações físicas do porto, realizadas desde 2019, pela Conportos e a Cesportos (comissão estadual coordenada pela Polícia Federal). 

Após receber a DC, o porto é incluído no site da Organização Marítima Internacional (IMO) como certificado, permitindo a divulgação para toda a comunidade portuária. A emissão do documento é apenas uma das funções da Conportos, que foi criada em 1995, pelo governo federal, para zelar pelo cumprimento da legislação nacional, de tratados, de convenções, de códigos internacionais e de emendas das quais o Brasil seja signatário que disponham sobre segurança e proteção nos portos, terminais e vias navegáveis. 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Geraldo Julio, o reconhecimento aumenta a confiança do Porto de Suape frente ao mercado internacional, consolidando um trabalho sério construído por anos. "O Porto de Suape cresce com mais essa certificação, se consolidando cada vez mais como um hub do Nordeste. Além de ser referência em sustentabilidade, é referência em segurança portuária, atraindo cada vez mais negócios para o Estado”, destaca o secretário.

O diretor de Gestão Portuária de Suape, Paulo Coimbra, concorda com o secretário Geraldo Julio. “A concessão da declaração amplia ainda mais a área de atuação de Suape. Traz maior confiabilidade para a operação de navios internacionais e nos credencia a todas as instalações portuárias no mundo que mantêm registro na IMO. Isso foi possível graças às medidas de segurança adotadas no porto e os investimentos realizados na área”, pontua.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL