Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

ALERTA

Empresários alertam para golpe que disponibiliza falsas hospedagens em Fernando de Noronha

Publicado em: 23/04/2021 15:06

O arquipélago de Fernando de Noronha, localizado a pouco mais de 540 quilômetros de Pernambuco, atrai turistas do mundo inteiro (Divulgação/Administração da Ilha)
O arquipélago de Fernando de Noronha, localizado a pouco mais de 540 quilômetros de Pernambuco, atrai turistas do mundo inteiro (Divulgação/Administração da Ilha)
Um golpe aplicado por meio das redes sociais, utilizando perfis falsos de pousadas localizadas no Arquipélago de Fernando de Noronha, está preocupando empresários e pousadeiros da ilha. Oferecendo falsas promoções de hospedagens com preços abaixo dos valores de mercado, os criminosos entram em contato com as vítimas na tentativa de receber algum tipo de pagamento. 

A empresária Fabiana de Sanctis relata que recebe com frequência ligação de turistas que já caíram no golpe ou desconfiam dos perfis e entram em contato para confirmar se de fato as promoções existem. "Há cerca de um ano que estamos sofrendo com esse problema. Descobrimos através de clientes que entraram em contato com a nossa pousada perguntando sobre sorteios e promoções que encontraram em perfis falsos. Alguns, inclusive, já caíram no golpe. Os criminosos chegam a ligar para as vítimas, se passando por funcionários da nossa pousada", afirmou. 

De acordo com a empresária, diversas pessoas já denunciaram os perfis ao Instagram, rede social utilizada para aplicar o golpe. No entanto, a resposta obtida é que as contas não infringem as normas da plataforma. Os responsáveis pelas pousadas afirmam já ter registrado diversos boletins de ocorrência, além de outras medidas judiciais, mas os criminosos insistem. 

O advogado Tiago Carneiro explica que as pessoas lesadas devem procurar a Delegacia de Crimes Cibernéticos, responsável por apurar a prática do crime e realizar a identificação dos responsáveis. Tiago destaca que a melhor medida para não cair no golpe é a prevenção. "O cliente deve se assegurar de que está falando com a pessoa do estabelecimento e somente fazer qualquer tipo de pagamento diretamente para uma conta da empresa. Uma medida fácil é ligar para o estabelecimento e confirmar os preços e condições", alertou.

No site da Associação de Pousadas de Fernando de Noronha, é possível obter informações  e fazer reservas em hotéis e pousadas da ilha de forma segura. Ao acessar o endereço, os hóspedes precisarão preencher o check-in e check-out, quantidade de adultos e crianças e escolher uma pousada. O site será direcionado para a página oficial de reservas da pousada escolhida, garantindo a segurança e veracidade da reserva.
 
O arquipélago de Fernando de Noronha, localizado a pouco mais de 540 quilômetros de Pernambuco, atrai turistas do mundo inteiro. De acordo com a administração da ilha, 33.836 visitantes foram recebidos no local no ano passado. Por causa da Covid-19, o número foi inferior ao registrado em 2019, quando Noronha recebeu 106.130 pessoas.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Equipamento desenvolvido pela UFPE elimina o coronavírus de ambientes de forma automatizada
ONU marca reunião para discutir a crise no Oriente Médio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 14/05
Cuba inicia vacinação contra a Covid-19 com imunizante próprio
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco