Diario de Pernambuco
Busca

Decreto

Setor de bares e restaurantes prevê queda acima de 8% com restrições

Publicado em: 26/02/2021 12:47 | Atualizado em: 26/02/2021 12:52

Atividades de alimentação estarão proibidas de funcionar entre 22h e 5h (Foto: Pixabay/Reprodução)
Atividades de alimentação estarão proibidas de funcionar entre 22h e 5h (Foto: Pixabay/Reprodução)

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira, a proibição do funcionamento de serviços não essenciais das 22h às 5h a partir deste sábado (dia 27). As medidas, inicialmente, serão válidas até o dia 10 de março, de acordo com o pronunciamento do governador Paulo Câmara. Uma das atividades econômicas mais afetadas com as novas restrições é a de bares e restaurantes. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE), da última vez que o horário de funcionamento dos serviços não essenciais foi reduzido da meia noite para 22h, a queda no faturamento foi de 8%. A expectativa é que o recuo agora seja ainda maior.

Segundo André Araújo, presidente da Abrasel-PE, a entidade vinha acompanhando de perto a questão do aumento das taxas de contaminação e ocupação de leitos no estado. "Já vinha crescendo desde o carnaval e o governo está repetindo as ações tomadas anteriormente quando as taxas estavam altas. Não é uma grande surpresa. Nós tínhamos solicitado para que avisassem com o mínimo de antecedência, mas fomos informados que as medidas são tomadas de acordo com os números que vão surgindo, é um processo dinâmico. Vamos ter que cumprir as medidas, mas há consequências", afirmou.

As medidas mais restritivas serão válidas até 10 de março e a expectativa da Abrasel-PE é que a queda no faturamento seja ainda maior do que quando ação parecida foi tomada anteriormente. "Naquela ocasião, música ao vivo estava liberada e agora não, então isso vai impactar mais", disse André Araújo.

O presidente da Abrasel-PE defende que o setor vai cumprir as medidas, assim como tomar mais cuidados em relação às questões sanitárias. Porém, ele defende que o setor é grande e que não tem como dar tratamento único. "A gente pede que o governo acompanhe mais de perto com fiscalização porque tem que diferenciar o que é bar, o que é restaurante e o que é casa de shows e eventos. Tem casa de eventos que têm funcionamento como bar, então é preciso ficar atento para os locais que têm aglomeração ou aqueles outros lugares que fazem festas clandestinas. O setor formal não pode ser penalizado como um todo porque vem cumprindo o protocolo sanitário", analisou.


A expectativa do setor é que a taxa de contaminação do coronavírus vá diminuindo, que haja abertura de novos leitos e que o plano de vacinação avance mais rapidamente para enfrentar esse quadro. "Esse vai e vem está muito recorrente, tem que implementar essas medidas porque, desta forma, não vai precisar de tantas medidas restritivas assim. Elas refletem na cadeia produtiva como um todo", concluiu.

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL