Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

HÁBITOS

Celpe dá dicas sobre consumo consciente de energia no verão

Publicado em: 06/01/2021 17:28 | Atualizado em: 06/01/2021 17:35

 (Foto: Pixabay/Reprodução)
Foto: Pixabay/Reprodução
Com a chegada do verão e aumento das temperaturas, há uma elevação no uso de aparelhos como ar-condicionado, ventilador e geladeira. Para incentivar um consumo consciente neste período, a Celpe listou alguns hábitos que favorecem o melhor uso da energia. Os resultados podem vir tanto na redução do valor da fatura quanto na preservação do meio ambiente, diminuindo os impactos ambientais a partir de práticas de eficiência energética.   

Uma das recomendações se dá no momento da compra do eletrodoméstico ou eletrônico, como orienta Ana Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, controladora da Celpe. “Deve-se sempre observar a existência do selo Procel, que indica os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética e menor gasto de eletricidade por categoria. Quem possui equipamentos antigos também devem ficar atentos, pois eles podem precisar de manutenção ou serem trocados, por consumir mais energia”, afirma. 

A adoção de hábitos de eficiência energética apresenta dois principais benefícios: o econômico e o ambiental. Quando se trata de sustentabilidade, os números dão um bom panorama: cada 50 kWh de energia economizado, equivale a oito quilos de carbono que deixam de ser emitidos na atmosfera, de acordo com o cálculo realizado pela instituição Iniciativa Verde. Com a diminuição da emissão de gases poluentes e causadores do efeito estufa, como o CO2, reduz-se os efeitos da mudança climática que causam impactos desastrosos na vida no planeta.

Veja as orientações da Celpe:

Geladeira

Ela representa cerca de 30% do consumo mensal da fatura de energia. Para que o consumo do equipamento não pese na fatura, basta evitar abri-lo diversas vezes. Além disso, não coloque comidas quentes na geladeira – espere até que elas estejam em temperatura ambiente para refrigerar. 

Ar-condicionado   

Com o calor, as pessoas dão preferência a manter os aparelhos de ar-condicionado ligados por mais tempo e com temperaturas mais baixas. Isso leva a um aumento do consumo de energia e um consequente aumento na conta. Nesse caso, o recomendado é manter a temperatura do aparelho entre 23º e 25º e programar o desligamento automático 30 minutos antes de sair do ambiente. A outra opção é adquirir aparelhos com a tecnologia inverter, onde há melhor uso do compressor, reduzindo o consumo do aparelho em até 40%. 

Chuveiro   

O simples ato de mudar o funcionamento do chuveiro de "Inverno" para "Verão" já tem um diferencial que pode gerar uma redução de cerca de 40% no consumo mensal do aparelho. Com os termômetros mais elevados entre os meses de dezembro a março, essa opção proporciona uma temperatura muito mais agradável. 

Lâmpadas   

A escolha de lâmpadas LED representa um investimento que será revertido em benefícios posteriormente. Isso acontece porque elas fornecem o mesmo pacote de luz com menor potência, por isso consomem menos energia, com uma redução de até 80% no gasto mensal.   


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mundo tem recorde de mortes por Covid-19 em 24 horas
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 27/01
AstraZeneca defende eficácia em idosos depois de questionamentos
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 26/01
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco