Oito agências do INSS retomaram os atendimentos presenciais na semana passada e duas delas voltaram a realizar perícias nesta segunda-feira, depois de quase seis meses fechadas. Na unidade Corredor do Bispo, na Boa Vista, 24 perícias estavam agendadas para o primeiro dia, com o trabalho de dois peritos. Já a agência de Casa Amarela tinha 36 atendimentos agendados para quatro médicos. Os atendimentos são realizados apenas mediante agendamento prévio. Outras agências passarão por vistoria nos próximos dias para que os atendimentos de perícia sejam liberados, porém ainda sem previsão de data confirmada para retomada.
Inicialmente, o número de peritos que está realizando as perícias está reduzido, mas, segundo informações do INSS, não por conta do movimento nacional de greve, depois que os profissionais decidiram não retornar ao trabalho alegando que não houve adaptação das agências para evitar a disseminação do coronavírus. De acordo com informações da regional Recife da entidade, o número de peritos ainda está limitado porque alguns estão enquadrados no grupo de risco ou em grupos que resultam no afastamento.
Da mesma forma que as agências que voltaram a fazer o atendimento de perícia nesta segunda-feira foram vistoriadas na semana passada, segundo a regional local do INSS, novas vistorias serão realizadas nesta semana em outras unidades. O objetivo é observar se a unidade está atendendo aos requisitos de segurança em relação à contaminação do coronavírus, tanto para profissionais quanto para pessoas em atendimento. De acordo com a entidade, o retorno das perícias tende a ser imininente nas demais unidades da Região Metropolitana do Recife.
A perícia médica é requisito para benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria especial e para reconhecimento de acidentes de trabalho. Os agendamentos continuam sendo realizados pelos mesmos canais, seja através do Meu INSS, pelo site ou pelo aplicativo, ou pelo telefone 135. As pessoas que já tinham atendimento agendado, inclusive para a semana passada, quando os atendimentos não foram retomados, terão as perícias reagendadas automaticamente. O cidadão deve consultar a nova data e em qual agência será realizada através do Meu INSS ou do 135.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco