Diario de Pernambuco
Busca

EXPORTAÇÃO

Trump ameaça Brasil para extinção de tarifas sob venda de etanol

Publicado em: 11/08/2020 16:45

 (Foto: NICHOLAS KAMM / AFP)
Foto: NICHOLAS KAMM / AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu ao governo brasileiro que elimine da cobrança tarifária em cima das cotas de etanol exportadas ao país norte-americano. Em coletiva de imprensa realizada nessa segunda-feira (10), Trump afirmou que poderá tomar medidas em retaliação às taxas cobradas pelo Brasil. 

"Nós não queremos pessoas nos tarifando", disse o presidente americano após ser questionado se estaria fazendo pressão ao governo brasileiro para a extinção das tarifas sobre a importação do produto aos EUA, logo após afirmar que "em algum momento" esse assunto será discutido. 

Brasil e Estados Unidos exportam e importam etanol produzidos em ambos os países. De acordo com o Ministério da Agricultura, de janeiro a junho deste ano, os brasileiros importaram 301 litros de etanol dos EUA, resultando numa movimentação de US$ 584,2 milhões. Já os americanos importaram 262,4 milhões de litros às usinas brasileiras, enquivalentes a US$ 146 milhões. 

O etanol brasileiro, no entanto, foi vendido sob a taxação de 2,5% sob o valor da mercadoria. Há pouco menos de um ano, o Brasil elevou de 600 milhões para 750 milhões de litros a cota de etanol importado sem tarifa. Acima desse volume, o imposto de importação é de 20%.

"Eu acho que, no que concerne o Brasil, se eles fizerem tarifas, nós temos que ter uma equalização de tarifas", disse o presidente dos EUA. "Vamos estar apresentando algo que tenha a ver com tarifas, e com justiça. Porque temos, muitos países, por muitos anos, têm nos cobrado tarifas para fazer negócios, e nós não cobramos deles. E isso se chama reciprocidade, se chama tarifas recíprocas, e talvez você veja algo sobre isso muito em breve", acrescentou Trump.





Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL