Diario de Pernambuco
Busca

Plano de flexibilização

Araripina e Ouricuri recuam para isolamento mais rígido

Publicado em: 04/08/2020 18:25 | Atualizado em: 04/08/2020 18:52

André Longo afirmou que os dois municípios não seguiram tendência de queda dos casos.  (Foto: Pedro Menezes / SEI)
André Longo afirmou que os dois municípios não seguiram tendência de queda dos casos. (Foto: Pedro Menezes / SEI)

Dois municípios pernambucanos vão precisar retroceder no plano de flexibilização das atividades econômicas em Pernambuco. Por conta do aumento do número de casos de coronavírus, Araripina e Ouricuri, no Sertão, recuam da etapa quatro para a dois, com isolamento mais rígido passando a valer a partir da próxima sexta-feira. Isso significa que só poderão funcionar as atividades consideradas do comércio essencial, assim como aconteceu em cinco cidades da Região Metropolitana do Recife, em maio, e posteriormente em Caruaru e Bezerros, no Agreste. A medida mais restritiva será válida até o próximo dia 16 nos dois municípios.

Segundo André Longo, secretário de Saúde de Pernambuco, ainda há um longo caminho a ser percorrido porque o vírus continua circulando. "Quando anunciamos o plano de convivência, ressaltamos que o comportamento da sociedade seria determinante para ativação de cada passo. E, para salvar vidas, daríamos passos para trás se fosse necessário. Após concluir as últimas análises, o comitê optou por retroceder com o plano de convivência nas cidades de Araripina e Ouricuri", disse.

A medida foi adotada porque os dois municípios seguem tendência contrária ao que o restante do estado vem apresentando. "Algumas regiões pernambucanas continuam apresentando estabilidade e outras, tendência de queda dos casos. Mas, em tendência oposta, observamos aumento nas solicitações de UTIs para casos suspeitos na quarta macrorregião de saúde e, quando detalhamos, o Sertão do Araripe tem liderado essas requisições. Na semana passada, das 134 ocorrências de síndrome respiratória aguda (SRAG), quase 60% foram da nona Geres, que compreende o Araripe.

Por isso as medidas foram adotadas lá", pontuou o secretário.
André Longo reforçou a importância do comportamento da população para que os números de casos voltem a cair em Araripina e Ouricuri e o plano de flexibilização das atividades econômicas possa voltar a avançar. "Vamos reforçar o ficar em casa e as atitudes de prevenção porque as medidas mais rígidas de isolamento provaram a sua eficiência e o empenho da população contribuiu", afirmou.

Em Pernambuco, a Região Metropolitana do Recife, Zonas da Mata Norte e Sul e Agreste, com as cidades polo de Caruaru e Garanhuns, encontram-se na etapa seis do plano de flexibilização das atividades econômicas, com comércio, serviços de alimentação e academias de ginástica, por exemplo, funcionando com restrições e protocolos. Segundo André Longo, novas medidas devem ser anunciadas na próxima quinta-feira.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL