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Salões de beleza reforçam medidas para reabrir em Pernambuco

Publicado em: 03/06/2020 08:00 | Atualizado em: 02/06/2020 19:56

Flávio Barros, Marcus e Marcelo Prado, sócios do Hannu, adotaram uma lista de protocolos. (Foto: Paula Maestrali /Divulgação)
Flávio Barros, Marcus e Marcelo Prado, sócios do Hannu, adotaram uma lista de protocolos. (Foto: Paula Maestrali /Divulgação)

Depois de 85 dias de portas fechadas, os salões de beleza e serviços de estética poderão reabrir no próximo dia 15, pelo cronograma de flexibilização das atividades econômicas do estado, anunciado pelo Governo de Pernambuco. Porém, por exigirem contato direto com os clientes, deverão não apenas seguir os protocolos mais rígidos em relação à questão sanitária, como também passar segurança para reconquistar a confiança dos clientes. O faturamento, que estava zerado, ainda vai precisar enfrentar o período de readaptação, influenciado ainda pela redução na capacidade de atendimento nos estabelecimentos para manter o distanciamento necessário. O setor, que abrange 22 mil estabelecimentos em Pernambuco, sabe das dificuldades que vai precisar enfrentar, mas comemorou a liberação logo nas primeiras etapas da flexibilização.

O Hannu - Espaço de Beleza, em Casa Forte, foi um dos afetados pela pandemia. Durante o período fechado, manteve delivery de produtos e antecipação de pagamento de serviços, mas o faturamento caiu em mais de 90%. Porém, o quadro com 20 colaboradores, entre profissionais e funcionários contratados, foi mantido. "Desde o começo analisamos o que o governo federal estava oferecendo e pensamos em tudo para não demitir, como antecipação de férias e suspensão do contrato, porque o colaborador recebia o benefício do governo", explica o sócio Marcelo Prado.

Agora a equipe está sendo treinada para seguir as medidas mais rígidas de sanitização. Foi elaborado um protocolo de biosegurança, estabelecendo um novo formato de atendimento. "Queremos que os clientes cheguem na nossa casa, veja o que estamos fazendo e se sinta seguro. Só vamos trabalhar com horário agendado e as orientações vão começar desde o agendamento, inclusive com questionário sobre possível contato com infectado. Vamos também reforçar a limpeza, que acontecerá a cada cliente. Nossos colaboradores já usavam EPIs e agora vamos ter mais rigor", ressalta Prado, que está confiante na volta do movimento de clientes no espaço, mas com a consciência que o faturamento ainda vai demorar a se estabilizar. "Desde domingo nosso WhatsApp e Instagram tem recebido muitas mensagens, por isso acreditamos que os clientes virão. Mas, para manter o distanciamento, estamos reduzindo a capacidade de atendimento em 50% e isso vai impactar no faturamento, que não vai voltar nem tão cedo a atingir o patamar anterior", pontua.

Para Marcelo Wanderley, diretor do Sindicato Patronal dos Salões de Beleza de Pernambuco (Sinbeleza-PE) e sócio da Tröis Barbearia, a inclusão da retomada dos salões de beleza nas primeiras etapas do plano foi uma conquista para o setor. "Mas é uma conquista que traz responsabilidades, vamos ter que exigir que as normas sejam cumpridas à risca.
Desenvolvemos um protocolo com várias medidas para essa retomada, com o objetivo de conquistar a confiança garantindo a segurança dos clientes e funcionários. Acreditamos que, se forem seguidas, a retomada vai ser satisfatória", afirma. "Os 15 dias que antecedem a reabertura será um período probatório para o cidadão observar como os segmentos e os indicadores da pandemia vão se comportar. À medida que for retomando a confiança, o fluxo vai voltar", acrescenta. A estimativa, segundo ele, é que o movimento atinja 60% nos primeiros 30 dias da retomada no setor de barbearia.

Tatiana Brito já tem fila de espera no seu Therapy And Beauty. (Foto: Paulo Higor Nunes/Divulgação)
Tatiana Brito já tem fila de espera no seu Therapy And Beauty. (Foto: Paulo Higor Nunes/Divulgação)

Tatiana Brito já tem fila de espera no seu Therapy And Beauty, nos Aflitos, e uma equipe pronta para atender, já que ela não demitiu nenhum dos seus 18 funcionários. "Somos um salão terapêutico, estamos há quase 20 anos no mercado e queremos que os clientes se sintam mais seguros no salão do que em casa. Além dos protocolos do sindicato, estamos trazendo várias medidas. Vamos usar uma câmara com ozônio, vamos usar ozônio no salão no fim do dia, os funcionários vão chegar em horário intercalado. Também vamos ter atendimento na área externa para quem não quiser entrar, divisórias para lavatórios e ampliamos a área do primeiro andar para separar mais os clientes", explica, reforçando que acredita que haverá uma grande demanda no primeiro momento, mas que depois a tendência é de cair.
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