Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

ESTUDOS

Mercado projeta queda de 6,51% do PIB do Brasil em 2020

Publicado em: 15/06/2020 10:20

O mercado financeiro cortou novamente a projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano. Agora, a expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) leve um baque de 6,51% em função dos impactos econômicos do coronavírus.
 
A nova projeção do mercado financeiro para o PIB do Brasil consta no Boletim Focus, que é divulgado toda segunda-feira pelo Banco Central, e já representa o 18º corte consecutivo das projeções para a economia brasileira neste ano.

Esta redução, porém, foi menos intensa que a observada nas semanas anteriores. Na semana passada, a projeção para o PIB de 2020 foi reduzida de 6,25% para 6,48%. Há um mês, esse indicador estava em -5,12%.
 
Inflação e juros
Os analistas também revisaram a inflação esperada para o fim deste ano. Este indicador, por sua vez, cresceu, passando de 1,53% para 1,60%. Ainda assim, a projeção da taxa básica de juros (Selic) foi mantida na mínima histórica de 2,25%. Afinal, a inflação projetada para 2021 continua em queda. Para o próximo ano, os analistas esperam uma inflação de 3% e não mais de 3,10%. O indicador, portanto, também começa a se afastar da meta.

O BC tem uma meta de inflação de 4% para 2020 e 3,75% para 2021, sempre com um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Por isso, os analistas esperam que o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC volte a reduzir a taxa básica de juros nesta semana para tentar estimular a economia brasileira no pós-pandemia e, assim, levar a inflação para mais perto da meta. A aposta dos analistas é de que o Copom vai reduzir a Selic dos atuais 3% para 2,25% ao ano já nesta quarta-feira (17).

 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Notícias de 14/07: Quiosques e banho de mar liberados, testagem ampliada e Sarí denunciada à Justiça
Reino Unido exclui gigante chinesa de sua rede 5G
Estados Unidos vão realizar primeiras execuções federais em 17 anos
Ao vivo com Pedro Guimarães : Auxílio Emergencial e FGTS
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco