Diario de Pernambuco
Busca

FCA

Polo automotivo começa a produzir máscaras cirúrgicas

Publicado em: 28/05/2020 13:38

 (Foto: Leo Lara/Divulgação)
Foto: Leo Lara/Divulgação

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) começou a produzir máscaras cirúrgicas no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), com capacidade para produção de 1,5 milhão de unidades por mês, em parceria com a Comau. Os itens serão distribuídos entre os funcionários da FCA nas fábricas brasileiras e outra parte será destinada para doações para comunidades e profissionais da Saúde nos Estados de Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. O investimento total para a nova linha foi de aproximadamente R$ 3,5 milhões.

Graças à união da expertise das áreas de engenharia de manufatura, compras e logística da FCA com a experiência e recursos da Comau, a nova linha de produção de máscaras cirúrgicas começou a operar em menos de dois meses desde a compra e importação do maquinário, pesquisa e validação da matéria-prima, adaptação do espaço na planta até a produção efetiva e homologação das máscaras junto às autoridades sanitárias.

A fábrica tem área de 250 metros quadrados, que foi adaptada e reconfigurada para a nova atividade, de acordo com as normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São 39 funcionários da FCA se revezando em três turnos na linha de produção.

Enfrentamento
O Polo Automotivo Fiat já vinha se adaptando a novas funções para ajudar no combate ao coronavírus. O laboratório de eletroeletrônica da unidade Powertrain está há dois meses fazendo o trabalho de manutenção de respiradores mecânicos. Foram recebidos 181 respiradores de 36 cidades de Minas Gerais e Amapá, compreendendo 48 hospitais. Desse total, 45 já foram recuperados e retornaram às unidades de saúde. Já na montagem final, as impressoras 3D do Laboratório de Inovação, antes utilizadas para produzir peças de reposição de maquinários e desenvolvimento de peças prototipais, estão funcionando exclusivamente para confecção de protetores faciais, chamados face shields. Cerca de 1 mil unidades já foram doadas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL