Diario de Pernambuco
Busca

RETOMADA

Entidades empresariais pernambucanas reúnem-se para planejar retomada

Publicado em: 26/05/2020 07:00 | Atualizado em: 26/05/2020 10:14

O presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce) e porta-voz do grupo, Paulo Carneiro, conta que ontem mesmo houve uma reunião com o Secretário de Finanças do governo, Décio Padilha (Foto: Gleyson Ramos)
O presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce) e porta-voz do grupo, Paulo Carneiro, conta que ontem mesmo houve uma reunião com o Secretário de Finanças do governo, Décio Padilha (Foto: Gleyson Ramos)
A situação atípica pela qual passa a economia em virtude da pandemia da Covid-19 vem pedindo ações emergenciais e coletivas de enfrentamento ao problema. Os fortes impactos na economia também fizeram com que, em Pernambuco, mais de 20 instituições locais, de diversas cadeias produtivas, se unissem para criar o Movimento Pró-Pernambuco. O objetivo é unificar a interlocução para viabilizar o planejamento de retomada das atividades econômicas, no tempo devido. Atualmente, o grupo pretende participar ativamente da construção de protocolos de segurança que resguardem a saúde da população e possibilitem o funcionamento das empresas.

O movimento tem mantido contato permanente com as prefeituras e com o governo do Estado, principalmente por meio do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach. Estão sendo agendadas, também, reuniões com representantes dos governos estadual e municipais com a finalidade de buscar, em conjunto, alternativas e soluções.

O presidente da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce) e porta-voz do grupo, Paulo Carneiro, conta que ontem mesmo houve uma reunião com o Secretário de Finanças do governo, Décio Padilha. “Iremos ampliar essas conversas no sentido de formatar um plano de retomada da economia. A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Alepe, por exemplo, deve nos chamar, provavelmente amanhã, para participar da reunião da comissão”, exemplifica.

Paulo conta, ainda, que a criação do movimento foi bem recebida pelo governo do Estado, que tem se mostrado receptivo para construir de forma conjunta a liberação gradual da economia. “Isto será feito com base em protocolos para cada segmento, sempre respeitando as medidas necessárias para preservar as melhores condições de saúde para a população”, finaliza.

O Movimento Pró-Pernambuco é composto por representantes de segmentos como hotelaria, bares e restaurantes, mercado imobiliário, varejo, turismo, indústrias, advocacia, saúde, pesquisa de análises clínicas, combustíveis, bens e serviços, dentre outros.

Movimento Pró-Pernambuco:

ABIH-PE – Associação Brasileira da Indústria de Hoteis
ABRASEL-PE - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes 
ACIC - Associação Comercial e Empresarial de Caruaru
ACP - Associação Comercial de Pernambuco
ADEMI-PE - Associação das Empresa do Mercado Imobiliário
AMCHAM Recife - Câmara Americana de Comércio
APES - Associação Pernambucana de Supermercados
APESCE - Associação Pernambucana de Shopping Centers
CDL RECIFE - Câmara de Dirigentes Lojistas
FACEP - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco
FCDL-PE- Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas
FECOMÉRCIO-PE - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de
Pernambuco
FIEPE - Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco
IPERID – Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Internacionais e Diplomacia
LIDE-PE – Grupo de Líderes Empresariais
OAB-PE - Ordem doa Advogados do Brasil
SEAC-PE – Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação
SINDESP-PE -Sindicato das Empresas de Segurança Privada
SINDHOSPE – Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisa e Análises Clínicas
SINDICOM - Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de
Lubrificantes
SINDILOJAS RECIFE - Sindicato dos Lojistas do Comercio de Bens e Serviços
SINDUSCON/PE - Sindicato da Indústria da Construção Civil


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL