Diario de Pernambuco
Busca

PANDEMIA

Ministra da Agricultura nega crise de abastecimento no país: 'Só se faltar transporte'

Publicado em: 01/04/2020 19:58

 (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, negou que o Brasil possa enfrentar uma crise de desabastecimento, em razão do distanciamento social causado pelo novo coronavírus. A discussão acerca desse tema foi reacendida nesta quarta-feira (1º) após o presidente Jair Bolsonaro divulgar, no Twitter, um vídeo com informações falsas sobre o esvaziamento de um Ceasa em Contagem, região metropolitana de Minas Gerais. 

Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, a ministra afirmou que a única possibilidade de desabastecimento no país é se ocorrer uma paralização dos caminhoneiros. "O desabastecimento no Brasil só ocorrerá se nós não tivermos o transporte funcionando", disse Tereza Cristina.

"A nossa preocupação hoje, o tempo todo, é trabalhar para que tenha fluxo. Eu falo sobre isso o tempo todo. Na manhã de hoje eu fazia uma conferência com produtores de arroz do sul do País. O que eles me pediram: ‘por favor, não deixe os caminhões pararem’, porque eles pegam o produto lá e levam embora, mas precisam voltar, para buscar novamente", completou. 

Na manhã desta quarta-feira, Tereza Cristina já havia desmentido as informações passadas pelo presidente da República em um grupo da Frente Parlamentar pela Agropecuária no aplicativo de mensagens WhatsApp. Ela publicou cinco vídeos com esclarecimentos sobre o assunto, negando que haja crise de abastecimento no país.

Em um deles, Noé Xavier, presidente da Associação Comercial do Ceasa de Contagem, afirma que o abastecimento está normal no entreposto. "Ontem, quando se realizava a limpeza do mercado livre, circulou pela internet um vídeo indicando o desabastecimento em nosso entreposto, esse fato não é verdade", diz Xavier. Em outra imagem, um locutor não identificado mostra a movimentação no Ceasa. "Tá faltando é consumo, mas o abastecimento está garantido", diz.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL