Diario de Pernambuco
Busca

TRANSPORTE MARINHO

Porto do Recife recepciona mais de 2,2 mil passageiros de Cruzeiro no carnaval

Publicado em: 21/02/2020 10:48

Serão 1.432 turistas chegando ao estado por essa via.  (Foto: Marlon Diego/Divulgação)
Serão 1.432 turistas chegando ao estado por essa via. (Foto: Marlon Diego/Divulgação)


Até a sexta-feira da próxima semana (28/02), o ancoradouro do Porto do Recife receberá 2.206 turistas de cruzeiros. Antes disso, eles passarão em duas capitais que também são destino certo nesta época, no Brasil: Rio de Janeiro e Salvador. Ao todo, três navios de passageiros estão previstos para atracar na cidade no período de folia de Momo. Depois, seguem para Fortaleza.

O primeiro chegará à cidade na segunda-feira (24), às 8h. Vindo de Salvador e com bandeira de Malta, a embarcação MS Europa 2 - que iniciou viagem no dia 30 de janeiro em Santiago, no Chile - conta com 516 turistas a bordo. Na terça-feiral (25), o Porto do Recife receberá outros 258 passageiros, a partir das 14h. Eles virão no cruzeiro Hamburg, de bandeira alemã, que antes terá parada no Rio de Janeiro. A viagem foi iniciada em Montevidéu, no fim do mês passado. Os dois navios só passam um dia no Recife, antes de seguir para a capital cearense. Já na sexta-feira (28) será a vez do navio Voledam, vindo de Salvador, atracar às 8h. Assim como os demais, o roteiro começou no exterior - neste caso, a viagem foi iniciada na Flórida, nos Estados Unidos, no dia 5 de janeiro. A embarcação chegará à cidade com 1.432 passageiros a bordo. 

PREVENÇÃO -  Seguindo o protocolo de controle da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em sintonia com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a direção do Porto do Recife também se preparou para enfrentar possíveis situações de risco relacionadas ao coronavírus. Os três navios que chegarão à cidade já estão no Brasil há tempo superior aos 18 dias que uma embarcação, rotineiramente, ficaria em observação ante alertas mundiais, período denominado de “quarentena”. 

O coordenador de Gestão Ambiental do Porto do Recife, José Divard de Oliveira Filho, esclarece que antes de uma embarcação atracar, é de praxe que seja emitida a “declaração de saúde” - boletim pelo qual a Anvisa é informada de ocorrências atípicas, como casos de febre ou diarreia a bordo, por exemplo. Somente após a análise deste documento é que os passageiros podem desembarcar. O relatório também é disponibilizado pelo comandante do navio aos órgãos anuentes, como Capitania dos Portos, Receita Federal e Polícia Federal, cerca de 24 horas antes do horário previsto de chegada da embarcação. Em um caso deste tipo, o comandante do navio deverá providenciar a lista de viajantes com identificação de função, cabine, possíveis contatos a bordo, escalas e conexões. Ele ainda garantirá a implementação das medidas de prevenção e controle sanitário complementares orientadas e/ou determinadas pela autoridade sanitária.Serão emitidos, também, avisos sonoros com orientações da Anvisa, em quatro idiomas, no Terminal de Passageiros. Os avisos, durante o procedimento de desembarque, serão disponibilizados em português, inglês, espanhol e mandarim.

EXPECTATIVA- A temporada 2019/2020 se encerrará no dia 20 de abril, com a chegada do Costa Fascinosa. A expectativa é um aumento de quase 70% no número de passageiros, e o de embarcações também cresceu: em vez dos 19 navios da temporada anterior, chegarão por aqui 26 navios de passageiros, trazendo mais de 40 mil visitantes. A expectativa é a de que sejam deixados, pelo menos, R$ 8 milhões pelos turistas no comércio de bens e serviços. Pesquisa realizada pela Empetur aponta que os turistas de cruzeiros ficam cerca de quatro horas e meia em solo pernambucano, e gastam, em média, R$ 202,14 enquanto estão em terra firme. De acordo com o levantamento, realizado em 2018, 74% dos cruzeiristas vêm do exterior.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL