A Estante Virtual foi lançada em 2005 e, até 2018, vendeu 20 milhões de livros. Com cerca de 40% de livros novos e 60% usados, o canal consegue ofertar preços mais baixos.
Em outubro de 2018, sem conseguir quitar dívidas de cerca de R$ 285,4 milhões, a Livraria Cultura pediu recuperação judicial para evitar a falência. A compra da Estante Virtual faz parte de um dos pilares do plano de diversificação do portfólio de vendas do Magalu, apresentado a investidores em sua oferta subsequente de ações (follow-on) em novembro do ano passado.
A estratégia da rede é ampliar o catálogo de produtos no ecommerce, indo além da venda de eletroeletrônicos e de produtos para casa, que foram os responsáveis pela consolidação da rede no mercado brasileiro. Desde abril do ano passado, a empresa passou a comercializar livros, comprando de editoras e colocando à venda no ecommerce. A aquisição da Estante Virtual indica uma aposta no marketplace -quando terceiros vendem por meio da plataforma do Magalu.