Diario de Pernambuco
Busca

Certame

Leilão em abril foca em termelétrica para Pernambuco

Publicado em: 24/01/2020 07:58 | Atualizado em: 23/01/2020 20:22

Schwambach e Cerquinho reforçam os benefícios para Pernambuco.  (Foto: Marlon Diego/Sdec/Divulgação)
Schwambach e Cerquinho reforçam os benefícios para Pernambuco. (Foto: Marlon Diego/Sdec/Divulgação)
O leilão de energia marcado para abril para contratação de termelétricas existentes a carvão e gás natural pode gerar resultados positivos para Pernambuco. Três termelétricas prometem apresentar projetos competitivos para Suape e, junto com ela, vem a instalação do Terminal de Regaseificação. O investimento que será gerado e a capacidade produtiva só serão conhecidas após o leilão, caso alguma dessas termelétricas ganhem o certame. Porém, a expectativa é que as indústrias do estado ganhem em competitividade.

De acordo com Leonardo Cerquinho, presidente do Porto de Suape, o projeto da termelétrica vem acoplado com o Terminal de Gaseificação. "Isso tem um efeito estratégico muito grande e importante para o desenvolvimento de Pernambuco. Eu costumo dizer que o desenvolvimento do estado começa por Suape porque o impacto dos investimentos aqui tem impacto em todo Pernambuco", afirma.

Além disso, as indústrias locais também se beneficiam, em caso de ganho de alguma das três termelétricas. "Hoje praticamente existe apenas um fornecedor de gás no Brasil, que é a Petrobras. Com o terminal vindo, a expectativa é que o custo das contas para as indústrias caia, trazendo uma maior competitividade para elas. Isso porque a capacidade de produção será maior do que a de consumo e o restante do gás será direcionado para o mercado de gás do estado", acrescenta.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL