Diario de Pernambuco
Busca

PREVIDÊNCIA

Servidor federal terá idade mínima como na iniciativa privada

Por: FolhaPress

Publicado em: 22/10/2019 22:15

 (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)
Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Com a promulgação da reforma da Previdência, aprovada nesta terça-feira (22), os servidores federais terão a mesma idade mínima para pedir o benefício que os trabalhadores da iniciativa privada: 62 anos, para as mulheres, e 65 anos, para os homens.

As novas regras também vão atingir policiais federais, rodoviários federais, legislativos, agentes penitenciários federais ou socioeducativos, que terão idade mínima de 55 anos para homens e mulheres, além de ter que cumprir o tempo mínimo de contribuição de 30 anos, em ambos os casos, sendo 25 no exercício da carreira.

Para obter apoio no Congresso à PEC, o governo cedeu. Estados e municípios, por ora, ficam fora da reforma; e foi criada uma regra de transição mais vantajosa para servidores públicos, policiais federais e professores.

As normas para servidores de estados e municípios dependerão da aprovação da PEC paralela e de leis próprias em estados e municípios.

Mas ainda não há calendário de votação da PEC paralela, que ainda reduz, de 20 anos para 15 anos, o tempo de contribuição exigido para que jovens que ainda vão entrar no mercado de trabalho possam se aposentar.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL