Diario de Pernambuco
Busca

Desfile

Produção pernambucana em destaque no Moda'n'Play

Publicado em: 18/09/2019 14:56 | Atualizado em: 18/09/2019 16:04

Desfile durante o Estilo Moda Pernambuco (EMP), realizado em Santa Cruz do Capibaribe. Foto: Juarez Ventura/Divulgação
A moda pernambucana autoral vai entrar no centro da pauta de negócios. Trata-se do Moda’n’Play, ação que vai colocar a toda a cadeia de produção da moda autoral local em destaque, com o objetivo de promover nacionalmente o design de Pernambuco. Serão 12 horas de uma maratona de atividades no dia 4 de outubro, no Cais do Sertão, no Bairro do Recife, em uma programação que inclui palestras, oficinas, desfiles, exposições e um talk show. O evento integra as atividades do Rec’n’Play e faz parte do plano da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC) para impulsionar os negócios de quem cria e atua no Estado, fortalecendo as cadeias produtivas locais.

Criadores de acessórios e fotógrafos têm uma oportunidade extra. A curadoria da SDEC vai selecionar as obras que melhor retratam a moda local para entrarem em uma exposição. O projeto é encabeçado por Bárbara Grijp, gerente de Projetos e Cadeias Produtivas do Estado, que ressalta a relevância do protagonismo da moda pernambucana no contexto da economia criativa. “O tema eixo das atividades do projeto é gerar reflexão sobre como a produção é feita localmente e como se aproveita a cultura pernambucana para ressignificar nossa posição como criadores de moda. Por isso, nada mais acertado que falar desse olhar sobre o que é produzido aqui no Estado que no Rec’n’Play, maior evento de economia criativa e tecnologia do Nordeste”, destaca. “Tudo sempre com o objetivo de valorizar as marcas locais de todos os portes e promover a interação entre todos os agentes da moda, inclusive fortalecendo a conexão entre região metropolitana e interior”, completa.

Para se ter ideia da pujança deste mercado, os setores ligados à economia criativa movimentavam cerca de R$ 110 bilhões no primeiro ano de mais recente crise no Brasil (2015), segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Isso representa 2,7% do Produto Interno Bruto nacional. Serão colocados em discussão temáticas como redes e mídias sociais, diversidade na moda, consumo, exigências e legislações para autorias de produção, negócios, marketing, entre outros assuntos.

Também é importante reforçar o peso da cadeia de vestuário para o PIB pernambucano. Principal segmento econômico do Agreste, o setor movimenta mais de R$ 5,6 bilhões por ano em negócios e gera mais de 250 mil empregos na região, segundo levantamento encomendado pela SDEC à IEMI Consultoria. Cerca de 40 municípios, entre Pernambuco e Paraíba, dedicam-se à produção têxtil e de confeccionados, com mais de 225 milhões de peças fabricadas somente em solo pernambucano. O polo se concentra num raio de 40 Km, dentro do estado.

EXPOSIÇÃO E DESFILES

A programação do Moda n’Play inclui uma oportunidade para os fotógrafos, designers e marcas de moda autoral mostrarem seus trabalhos.  Até dez estilistas poderão desfilar de 15 a 20 looks durante todo o dia, no pavilhão do Cais do Sertão. Para participar da seletiva, é preciso enviar para a curadoria, por email, fotos de pelo menos cinco looks da coleção, com ficha técnica da proposta, materiais, inspiração e briefing de até 300 palavras em papel A4, no formato pdf.

Por sua vez, serão selecionados entre 20 e 30 fotógrafos para terem a produção exposta durante o evento. Para participar, é preciso se inscrever apresentando até três imagens, de registros fotográficos que retratem a moda de Pernambuco. Terão mais chances os trabalhos que apresentem a fotografia dentro do aspecto da economia criativa, na ótica da moda, porém com a visão mais artística e conceitual da atividade. O candidato recebe uma resposta com os requisitos e a lista de documentos para concorrer. Todas as despesas com impressão, aplicação e exposição serão de responsabilidade do evento.

Criadores de acessórios também poderão expor sua produção durante o Moda n’Play. Quem tiver interesse em divulgar seu trabalho com artefatos de moda, sendo produção e criação pernambucanas, pode participar. Cada designer vai propor um acessório a ser exposto, que traga a reflexão da moda, através do conceito de exposição de obra de arte. As inscrições, para os três casos, devem ser feitas pelo email modanplaysdec@gmail.com até sexta-feira, dia 20 de setembro.

O estilista pernambucano Melk Z-Da também vai aproveitar o evento para lançar sua nova coleção, que será voltada, também, para multimarcas e o comércio atacadista. A novidade já está no radar de comercialização de oito pontos de venda no Brasil. O Moda’n’Play será encerrado com um talk show comandado pelo publicitário, apresentador de televisão e stylist Caio Braz. Será no teatro do mezanino do Cais do Sertão e vai discutir tendência e cultura local como inovação na moda.

SAIBA MAIS SOBRE O FESTIVAL

O REC’n’Play é um projeto do Porto Digital e será realizado de 2 a 5 de outubro. São quatro dias de programação gratuita, entre shows, palestras e oficinas nas áreas de Tecnologia, Economia Criativa e Cidades Inteligentes. Em 2018, mais de 300 atividades movimentaram o Bairro do Recife, que sedia o festival, reunindo cerca de 15 mil pessoas. Saiba mais e garanta sua inscrição em https://www.recnplay.pe/.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL