Diario de Pernambuco
Busca

Visita

Porto Digital apresenta soluções para Ministério da Defesa

Publicado em: 22/08/2019 14:32 | Atualizado em: 22/08/2019 14:57

Startups apresentaram soluções para a comitiva que visitou o parque tecnológico. Foto: Beto Oliveira/Divulgação Porto Digital

O Ministério da Defesa espera ampliar a parceria com o Porto Digital para absorver mais a tecnologia e as soluções de startups embarcadas no parque tecnológico pernambucano. Em visita técnica ao ambiente de inovação, realizada ontem, o ministro da Defesa, general do Exército Fernando Azevedo e Silva, conheceu ações de fomento ao empreendedorismo e também foi apresentado a soluções que possam ser incorporadas aos projetos da pasta. E a expectativa é de expandir as parcerias já existentes e gerar novas oportunidades.

Segundo o ministro, o Porto Digital já contribuiu e continua contribuindo com o Ministério da Defesa. "Tivemos uma parceria nos Jogos Olímpicos do Rio, particularmente no campo da cibernética. Então eu já conhecia o Porto Digital, mas a minha surpresa foi perceber o quanto evoluíu com tantas empresas participantes que transformam o conhecimento em capacidades reais", disse o general Fernando Azevedo e Silva, acrescentando que acredita que a parceria pode avançar a partir de agora. "Inclusive, acabei de ver uma solução para exames de laboratório que poderão ser usados para os combatentes ou para os médicos, o que é um avanço para a gente", completou.

A startup Pickcells, que já recebeu investimentos na ordem de R$ 1,6 milhão em três rodadas, apresentou à comitiva uma solução que usa inteligência artificial para parte de diagnósticos para a área de saúde. "A gente sempre teve essa visão de ser uma startup que usa a tecnologia para melhorar a parte da saúde usando baixo custo e queremos que a nossa tecnologia seja difundida para regiões que não tenham acesso e é isso que esperamos de uma parceria com o Ministério da Defesa", ressatou Rodrigo Paiva, fundador e diretor de tecnologia da Pickcells.

O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, acredita que essa é apenas uma das oportunidades que podem ser firmadas entre o parque tecnológico e o ministério. "Já tínhamos alguns projetos, principalmente com empresas como a Tempest, que trabalha com cibersegurança, mas podemos ir além. Temos muitas empresas que podem atuar ´na pasta, como a In Loco e a Neurotech, além da própria Tempest que pode expandir a parceria, além do Cesar, que é nossa principal empresa de inovação e que pode levar muitos produtos. Temos um parque muito diversificado com um portfólio muito amplo de serviços e o Ministério da Defesa é um dos maiores contratantes de tecnologia do Brasil e a secretaria Nacional de Segurança Pública tem uma série de desafios e a tecnologia pode ajudar muito nos próximos anos", afirmou.

Presente também na visita, o secretário Nacional de Segurança Pública, general Teophilo, afirmou que está dentro do planejamento estratégico do ministro Sergio Moro o incentivo à pesquisa tecnológica. "Vi hoje que Pernambuco tem muito potencial e várias empresas apresentaram soluções que nós, às vezes, estamos procurando no exterior e ela tem aqui. Podemos fazer parcerias com startups encubadas no Porto Digital", ressaltou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL