Diario de Pernambuco
Busca

pesquisa

Datafolha: reforma da Previdência deixou de ser rejeitada pela maioria dos brasileiros

Publicado em: 09/07/2019 08:38 | Atualizado em: 09/07/2019 09:29

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Entre abril e julho o número de brasileiros que apoiam a proposta da reforma da Previdência subiu de 41% para 47%, se tornando superior aos que são contra as mudanças, 44%. A quantidade dos que rejeitam as mudanças caiu 7% nos últimos 3 meses. Os resultados são da última pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 4 e 5 de julho, com 2.086 brasileiros em idade eleitoral. 

A mudança na avaliação pode ser vista em todas as faixas de idade, renda familiar e escolaridade, independente das escolhas eleitorais na última eleição presidencial. 

Os brasileiros que mais mudaram de opinião foram os que votaram em Jair Bolsonaro (PSL) e aqueles que declaram não terem votado nem no atual presidente nem em Fernando Haddad (PT). 

Entre os eleitores de Bolsonaro o crescimento da aprovação à reforma subiu de 55% para 67%, já os que são contrários caíram de 36% para 27%. 

Dos eleitores do PT, a rejeição caiu de 72% para 67%, enquanto o apoio foi de 22% para 25%.

Entre os que não declararam voto em nenhum dos dois candidatos, a rejeição caiu de 72% para 61%, o apoio subiu de 19% para 26%. 

Entre a realização da atual pesquisa e da anterior, em abril, a proposta original foi alterada pelos deputados federais, suavizando algumas regras para parte de população afetada pela reforma. 

O novo texto que entrará em votação reduz o tempo de espera pela aposentadoria de servidores e trabalhadores do setor privado que estejam perto de obter a aposentadoria.

O funcionalismo estadual e municipal foi retirado, antecipando em até cinco anos o recebimento de aposentadorias mais altas pelos servidores mais antigos.

No setor privado, a nova proposta também reduz o benefício de quem está a pelo menos dois anos da aposentadoria.

A pesquisa mostra que 50% das mulheres são contra a reforma e 39% a favor, a maioria delas continua rejeitando a proposta apesar das medidas que suavizam a reforma para elas, como a redução de idade para professoras e da contribuição mínima para trabalhadoras do setor privado. 

Já entre os homens, 57% deles se mostraram a favor da proposta e 38% contra. 

A maior oposição está entre os grupos de estudantes, 57% deles são contrários e 35% a favor, assalariados sem registro, com rejeição de 52% e a aprovação de 41%, funcionários públicos, 52% a 42%,  e desempregados, 51% a 41%. 

Entre os servidores públicos, a rejeição chegou a  cair 11 pontos nos últimos 3 meses, enquando a aprovação subiu 8 pontos. 

A maior parte da rejeição está na região Nordeste, onde 55% da população se mostra contrária ao projeto e 36% a favor. A região é a única onde os números ficaram estáveis nos últimos meses.

A pesquisa também mostra que a campanha publicitária apresentada pelo presidente no fim de maio não conseguiu atingir a todos, 50% dos brasileiros com ensino fundamental e 45% dos que vivem em famílias com renda mensal de até dois salários mínimos declararam não terem tomado conhecimento da proposta. 

Entre os mais ricos e escolarizados, 95% e 93% conhecem a proposta, respectivamente. 

Também é possível notar uma mudança na mentalidade da população sobre as aposentadorias, caiu em 14 pontos o número daqueles que achavam que os brasileiros se aposentam mais tarde do que deveriam, chegando a 45%. Aqueles que avaliam a idade como adequada passaram de 27% para 41%, se manteve estável a parcela da população que considera que os brasileiros se aposentam cedo demais, 11%. 

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais e para menos. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL