Diario de Pernambuco
Busca

opção

Liberação do FGTS poderá ocorrer anualmente

Publicado em: 18/07/2019 20:00

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O governo estuda permitir que os trabalhadores saquem parcela do FGTS no mês do aniversário. O trabalhador que optar pela nova modalidade deverá abrir mão de resgatar o dinheiro em caso de demissão sem justa causa. Pela regra vigente, o trabalhador ganha o direito de retirar todo o fundo quando é demitido sem justa causa.

Aqueles que optarem por realizar o saque no mês do aniversário poderão ter acesso ao fundo anualmente, o percentual que será liberado ainda não foi definido. A previsão é de que quanto menor o saldo do FGTS, maior o valor liberado para a retirada. O limite confirmado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, é de 35%. 

O objetivo é garantir que as pessoas com menor renda tenham mais acesso, evitando que um volume elevado do fundo, que financia a construção civil, seja retirado. Já o saque aniversário deverá garantir que o estímulo a economia seja constante. 

Durante o primeiro ano, o governo estuda a criação de uma regra de transição para o saque aniversário, a retirada estaria limitada a R$ 3 mil. Outra alternativa é fixar um porcentual único para os aniversariantes deste ano e um limite em dinheiro para aqueles que já fizeram aniversário. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL