Diario de Pernambuco
Busca

ENERGIA

Eficiência energética: HGV inicia geração de energia solar

Publicado em: 09/07/2019 17:26 | Atualizado em: 09/07/2019 17:38

Hospital é o terceiro ligado à SES a produzir energia elétrica de forma sustentável. Foto: Divulgação
O Hospital Getúlio Vargas (HGV)  inicia, neste mês, sua geração de energia solar. Com uma potência de 63 kW, o equipamento instalado para a captação de energia natural terá capacidade de suprir até 7% da demanda elétrica consumida pelo hospital. O HGV é uma unidade de alta complexidade da rede estadual com foco no atendimento em ortopedia, localizado no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife,

Para a geração de energia, foi reforçada a estrutura da cobertura onde foram colocados 182 painéis fotovoltaicos e dois inversores, equipamentos que convertem a energia solar em energia elétrica, ocupando uma área útil de 364 m². O investimento de mais de R$ 1,3 milhão, realizado integralmente pela Companhia de Eletrificação de Pernambuco (Celpe), . Com a iniciativa, haverá uma economia de aproximadamente R$ 205 mil ao ano à unidade de saúde.

Para otimizar ainda mais a eficiência energética do HGV, também houve a substituição de lâmpadas tradicionais por 5.262 lâmpadas LED, que chegam a proporcionar até 80% de economia de energia em comparação com as soluções de iluminação tradicionais (lâmpadas incandescentes).

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) nas unidades da rede estadual em parceria com a Celpe. O HGV é o terceiro do Estado, ligado diretamente à Secretaria Estadual de Saúde (SES), a produzir parte de sua energia elétrica de forma sustentável. O Hospital Barão de Lucena (HBL) e Otávio de Freitas (HOF), já possuem as placas de energia solar. As próximas unidades de saúde a serem incluídas no projeto são os hospitais Correia Picanço e Jaboatão Prazeres.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL