De acordo com a diretora de marketing da Gtex Brasil, Talita Santos, a planta em Pernambuco tem toda a atenção da Gtex Brasil. Desde 2008, quando começou a operar, a unidade dobrou de tamanho e triplicou o volume de produtos. “Foram investimentos fortes, principalmente em equipamentos e modernização da fábrica nos últimos anos. A multiplicação da capacidade produtiva fez, inclusive, o número de funcionários sair de 50 para 200 pessoas”, destacou.
“Nossa produção contém amaciante, desinfetante, multilimpador, limpadores perfumados, entre outros produtos. Agora, estamos começando a linha de envase de sabão em pó e planejando outros produtos, o que deve gerar uma necessidade de contratar mais trabalhadores para a fábrica”, complementa.
Nacionalmente, a empresa conta com uma gama de produtos que responde por mais de 93% da cesta de limpeza doméstica e tem um faturamento que supera a casa dos R$ 500 milhões por ano. “Nos últimos anos, apresentamos crescimento em faturamento de 20% ano a ano e a nossa estimativa é crescer mais 20% em faturamento em 2018”, espera.
A projeção otimista para este ano é aposta da renovação de algumas de suas principais linhas, com produtos com mais atributos, embalagens modernas, conceito de marca que “converse” com as exigências da consumidora atual, campanhas de mídia e outras ações previstas para 2018.
“Temos uma fatia de mercado boa, mas estamos buscando formas de ganhá-la. É isso que mantém nossa linha crescente de faturamento e faz parte do nosso plano de ação. Atualmente, somos a segunda marca de desinfetante do Nordeste e do Brasil em volume de vendas com a marca Urca”, ressalta. “A gente leva para o Nordeste a partir do mês que vem a linha Baby Soft, de amaciante, que tem pouca participação no Nordeste, exatamente para ficar perto do nosso ponto de distribuição e partir em busca de market share”, reforça.
Utilizando o coco como matéria-prima
Tudo começou em 1973, quando o Sr. Domingues e sua esposa Dona Neiva tiveram uma visão inovadora. Compraram a marca Urca de sabão de coco em pedra e perceberam que esta poderia ser a oportunidade perfeita para atuar num mercado em crescimento: o de produtos artesanais para limpeza residencial. Com o tempo, constataram que tinham nas mãos uma matéria-prima com alto potencial para ser utilizada em diversos formatos e produtos. Com o tempo, vieram as aquisições de novas marcas o que tornou o portfólio de produtos ainda mais robusto. Hoje a empresa conta com 93% da cesta básica para limpeza residencial, segundo a Nielsen.
Com quatro unidades: Rosatex em Guarulhos-SP, a Rosanor em Pernambuco, Premiere Cuiabá-MT e UFE no Rio de Janeiro-RJ, a Gtex Brasil é um dos players dentro de um mercado que movimenta quase R$ 15 bilhões por ano e já está consolidada entre as grandes multinacionais no Brasil. Sua malha de distribuição é composta por 150 representantes e 70 distribuidores no Brasil todo.