A proposta é apresentar soluções para reduzir os custos nas frotas de caminhões de todo o país. “Eu trabalhava em uma empresa de distribuição e transporte e, em 2008, comecei a identificar problemas e soluções na área. A partir daí fui desenvolvendo um software e aplicando em um modelo teste. Passei três anos estudando o assunto e em 2014 fui incubado no Porto Digital, o que alavancou o crescimento”, conta Emílio Saad Neto, fundador e criador do Fusion DMS.
Entre outras funções, o aplicativo reduz o uso de combustíveis, geomonitora os motoristas responsáveis pelas cargas e otimiza a rota em logística de transportes. Software em nuvem, o Fusion DMS ainda oferece vários módulos integrados, como o roteirizados, que realizam o planejamento das entregas (considerando janelas de entrega, trânsito, imprevistos, acidentes, etc) para gestores e motoristas.
“A implantação do nosso software permite roteirização. A tecnologia cria a rota ideal, ou seja a melhor forma de realizar as entregas. Assim, o gestor do empreendimento consegue ter a redução de custos, de tempo, clientes mais satisfeitos e funcionários dentro do horário de trabalho. Além disso, existe a rastreabilidade da localização do motorista, que garante a segurança dos condutores, cargas e veículos”, detalha Saad Neto.
De acordo com o empresário, em alguns casos, a redução dos custos com a área logística após a utilização do software chega a 30%. “Hoje já estamos trabalhando em todo o território nacional e também fechamos contratos com multinacionais, o que nos dá a oportunidade de conseguirmos ter uma penetração também na América Latina, que é o nosso próximo objetivo”, conta.
No ano passado, a empresa recebeu o primeiro aporte de um fundo de investimento. A expectativa é de que, em 2019, um segundo valor seja investido no negócio. “Este segundo valor deve ser algo entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões, montante que seria destinado para massificar a atuação nacional e a presença internacional. Nosso objetivo é em cinco anos chegar a mil clientes não apenas no Brasil, mas na América Latina”, diz. Para receber o aporte financeiro, a empresa precisa comprovar o crescimento exponencial, atingindo os R$ 6 milhões de faturamento previstos para 2018.