Economia

Confiança da indústria cai 0,3 ponto em maio ante abril, aponta prévia da FGV

Apesar de ser segunda queda consecutiva do índice, fundação aponta que isso não reverte tendência de alta iniciada no fim de 2017

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apurado na prévia da sondagem de maio caiu 0,3 ponto em relação ao resultado fechado de abril, para 100,7 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Segundo a entidade, foi a segunda queda consecutiva no ICI, mas isso "não reverteria a tendência de alta iniciada no segundo semestre do ano passado". 

"Sob a métrica de médias móveis trimestrais, o ICI avançaria 0,1 ponto, para 101,1 pontos", diz a nota da FGV divulgada nesta segunda-feira (21). 

Conforme a prévia, a queda da confiança decorreu da piora das expectativas do setor para os meses seguintes. Na segunda baixa consecutiva, o Índice de Expectativas (IE) caiu 0,7 ponto em maio, para 100,8 pontos. O Índice da Situação Atual (ISA) permaneceu estável em 100,5 pontos. 

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria indicou uma queda de 0,4 ponto porcentual ante o fechamento de fevereiro, para 76,1%. 

A prévia dos resultados da Sondagem da Indústria abrange a consulta a 793 empresas entre os dias 2 e 17 de maio. O resultado final da pesquisa será divulgado no próximo dia 28.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...