“A ideia inicial da Celcoin era fazer com que os usuários pagassem suas próprias contas através de um aplicativo. Mas fomos percebendo que no cenário atual muitas pessoas não tinham acesso a esses serviços. Decidimos então focar a atuação da Celcoin muito mais em pontos de vendas, lojistas, varejistas e pequenos empreendedores do que em consumidores finais, no qual os serviços teriam maior abrangência e uso”, detalhou o CEO e fundador da empresa, Marcelo França.
De acordo com França, a empresa atua como uma instituição de pagamentos, onde cada lojista e cada usuário tem uma conta Celcoin. “Dessa forma, a empresa opera de acordo com a legislação de arranjos e instituições de pagamento criada e estabelecida pelo banco central em outubro de 2013”, enfatiza. Segundo o empresário, em abril deste ano, a Celcoin registrou crescimento de 514% no número de movimentações em relação ao mesmo período do ano passado.
Para o ano, a meta de crescimento é dobrar de tamanho no Brasil. Ainda segundo dados da empresa, 58% do uso do app no país se concentra na região Nordeste. Para Pernambuco a meta é estar presente em 75% dos municípios. Hoje, são 50% municípios cobertos pelo serviço. No estado, são 479 agentes, atendendo mais de 30 mil clientes. Pelo ranking da empresa, em Pernambuco, os maiores volumes de arrecadação vem de Ipubi, Jaboatão dos Guararapes, Jaqueira, Vitória de Santo Antão, Paulista, Caruaru e Ipojuca. Por aqui, o serviço que registra o maior crescimento é o pagamento de contas.
“Em Pernambuco, atribuímos o crescimento da empresa a dois pontos principais. O primeiro é devido ao grande uso por parte dos lojistas e varejistas, que com os novos serviços conseguiram aumentar sua renda mensal. O segundo ponto é que, devido ao fechamento das agências no estado no qual muitos usuários ficam impedidos de pagar as contas, o sistema começou a ganhar força”, ressaltou o CMO e Co-fundador da empresa Adriano Meirinho.