Economia

TIM quer atender 95% do Recife com cobertura 4G

Além da capital pernambucana outras capitais do Nordeste também foram beneficiadas pela ocupação da frequência 700 MHz nesse primeiro semestre

Com uma previsão de ampliação da sua rede de quarta geração, a TIM começa a operar com o sinal em frequência de 700 MHz no Nordeste, aumentando de forma gradativa a sua cobertura. A ampliação do sinal 4G dessa faixa pode aumentar o alcançe em até quatro vezes mais se comparado a faixa de 2600 MHz. Segundo o gerente de Engenharia e de Redes da TIM Nordeste, Ageu Guerra, isso significa que, ao utilizar uma frequência mais baixa, o sinal pode penetrar com mais eficiência em lugares mais fechados, os chamados "ambientes indoor", como os interiores de residências, pontos comerciais, elevadores e garagens. No Recife, por exemplo, a TIM espera sair de 50% de cobertura 4G para até 95%, ampliando consideravelmente a percepção de melhoria no serviço.

A operadora conseguiu o direito de operar em nova frequência depois de vencer um dos lotes do leilão promovido pela Agência Nacional de Telecmunicações (Anatel), em 2014, com um investimento de R$ 2,85 bilhões na aquisição. Esse movimento vem acontecendo graças a um plano de mitigação de interferências feito em conjunto com a própria Anatel, que tem com objetivo antecipar as ocupação das faixas nas localidades onde o sinal analólgico não possui canal ocupando frequência. Outras cidades do Nordeste como Teresina, onde o tráfego de dados subiu 68% nos dois primeiros meses  de ativação, Natal, Fortaleza, Maceió e o arquipélago de Fernando de Noronha, estão sendo beneficiadas pela ocupação antecipada neste primeiro semetre.

A TIM, que afirma ser líder de cobertura 4G no Nordeste, prevê contemplar a tecnologia em cerca de 613 municípios na região, cobrindo 568 cidades nordestinas com a frequência 700 MHz. De acordo com Ageu Guerra, a previsão é de que em Pernambuco, sejam contempladas com a ampliação da cobertura 72 localidades, onde 10 delas sairão do 2G para o 4G. Ainda em Julho, a operadora espera ativar a sua rede de quarta geração em cidades como Goiana, Araripina, Carpina, Pesqueira, Araçoiaba e outros 19 municípios.

De acordo com a companhia, para obter a cobertura de quarta geração em 700 MHz, é necessário, além de estar em uma das cidades com a cobertura, ter o chip 4G em seu terminal e verificar se o aparelho é compatível com a frequência. Nas cidades do interior, onde não existe lojas da TIM, a operadora está colocando em prática um plano que visa preencher as lacunas de mercado, movimentando a economia dos locais e trazendo um conforto aos clientes.

Cerca de 120 pontos de vendas, dentro de lojas de artigos de informática e produtos do segmento, já foram abertos em cidades do interior da região e outros 30 estão em fase de credenciamento. Em Pernambuco, 50 pontos comerciais nas cidades do interior já integram a venda dos serviços da TIM nesse novo modelo de negócio. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...