De olho no mercado pernambucano, o grupo 3corações, detentor do café Santa Clara, escolheu o estado para inaugurar a terceira unidade da cafeteria da marca no Nordeste. O empreendimento, localizado no bairro das Graças, será oficialmente aberto ao público na próxima quinta-feira e faz parte de uma estratégia de expansão da companhia pelas principais capitais nordestinas. A empresa, inclusive, já estuda a possibilidade de abrir uma segunda unidade na cidade até o fim do ano.
“Nós já temos um consumo muito forte dentro das casas e agora queremos levar esse consumo para fora também”, disse Aline Germano, gerente de marketing do canal Food Solutions do grupo 3corações, em entrevista concedida com exclusividade para a Superedição deste fim de semana do Diario. Segundo ela, a capital pernambucana tem um peso econômico e turístico muito importante para a região, o que influenciou na hora da escolha. O ponto, localizado na Rua das Graças, já vinha sendo negociado há cerca de um ano e meio e o interesse pelo Recife existe há pelo menos três anos, desde que a segunda unidade da cafeteria, localizada em Natal, foi inaugurada. A primeira surgiu em Fortaleza, no ano de 2004.
Por ser uma empresa de capital fechado, não foram repassadas informações sobre o montante investido na instalação. O equipamento deve gerar 20 empregos diretos, incluindo baristas, garçons, atendentes e treinadores. A unidade do Recife será a primeira de rua, já que as outras são instaladas dentro de outros empreendimentos, e funcionará de domingo a domingo, das 8h às 21h.
A ideia, segundo Aline Germano, é proporcionar aos clientes a redescoberta da tradição do café. “Sabemos que o brasileiro é apaixonado pela bebida. Vamos contar com diferentes blends e grãos de diversas regiões para aproximar os consumidores de cada uma dessas regiões. A nossa aposta é no sensorial como o melhor caminho”, afirmou. As opções de bebidas serão padronizadas, mas haverá diferenciação no cardápio de comidas em relação às outras unidades da rede.
Mercado
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o mercado nordestino tem se destacado no crescimento do consumo da bebida. O diretor executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, explicou que o aumento no Nordeste foi superior a 4%, contra 3,2% no restante do país. “A gente observa o crescimento das cafeterias nas principais capitais da região. Isso ajuda o consumidor que procura cafés de melhor qualidade e a conhecer mais sobre a bebida”, explicou, acrescentando que Recife, Salvador e Fortaleza apresentam os melhores resultados.
Outra característica, segundo ele, é o fato de a região ser atendida por grandes marcas nacionais e internacionais, além de que as cafeterias já se consolidaram como um ponto de encontro importante, principalmente entre os jovens. “Essas novas formas do consumo do café atraem o público e as cafeterias passam a ser um ponto de sociabilidade, seja de jovens ou de famílias”.
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