Pequenos no tamanho, eles são uma grande alternativa para quem deseja abrir o próprio negócio em meio a um cenário econômico desfavorável e podem também ser a porta de entrada para o mundo do empreendedorismo. Não é de hoje que os quiosques estão presentes nos grandes centros de compras. Mas diante da atual conjuntura e das vantagens que possuem em relação às lojas tradicionais, têm sido a aposta de muitas pessoas, assim como de empresas que pretendem se expandir no mercado.
Fusce pretium tempor justo, vitae consequat dolor maximus eget.
Quiosques são pequenos no tamanho, mas grandes nas vantagens
Com a economia brasileira ainda cambaleante, empreendedores apostam suas fichas nos quiosques, mais práticos e de menor risco
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil fechou o ano passado com pouco mais de 4,5 mil quiosques em operação, entre unidades próprias e franqueadas. Diretor regional da ABF no Nordeste, Leonardo Lamartine explica que o crescimento na procura por esse formato de franquia se deve, sobretudo, ao fato de o investimento inicial ser significativamente menor em relação a uma loja tradicional. Em média, custa 75% menos.
Outros benefícios, como menor risco e maior praticidade na implantação, também enchem os olhos dos futuros empreendedores. “Você aluga um espaço no shopping e ele (o quiosque) chega pronto para começar a operar”, diz Leonardo Lamartine. “As pessoas estão saindo de seus empregos. Tem rescisão cujo valor gira em torno do investimento inicial de um quiosque”, pontua. Segundo o diretor regional da ABF no Nordeste, é possível apostar no formato com um investimento inicial de R$ 10 mil, em média.
Muito dessa diferença se deve ao fato de que, diferentemente de uma loja, os quiosques não possuem um custo muito alto de montagem do ponto comercial. “Uma loja tem, em média, entre 40 e 30 metros quadrados, enquanto um quiosque não passa de 9 metros quadrados”, explica Ricardo Galdino, presidente da Associação de Lojistas dos Shoppings de Pernambuco (Aloshop-PE). “Enquanto uma loja tem uma vitrine, o quiosque tem quatro, e o fluxo de pessoas é bem maior porque eles geralmente são instalados em corredores”, acrescenta.
Mas nem só de vantagens vive um quiosque. Segundo Ricardo Galdino, o aluguel do metro quadrado deles é mais caro do que o das lojas comuns. “Se o valor, nas lojas, for de R$ 200 por metro quadrado, no quiosque a quantia chega a R$ 350 ou R$ 400”, revela.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Tempo de vida curto no shopping
Apesar das vantagens agregadas aos quiosques, eles possuem um tempo de vida curto quando comparado às lojas tradicionais. Em média, duram entre um e três anos, segundo o presidente da Associação de Lojistas dos Shoppings de Pernambuco (Aloshop-PE), Ricardo Galdino. "Sempre há uma preocupação (dos centros de compras) em atraí-los, mas eles geralmente são temporários. Duram de um a três anos, e têm o objetivo de testar algum produto ou serviço".
Essa dinâmica pode ser percebida na Yes! Cosmetics. "Nossa estratégia de expansão funciona priorizando os quiosques. Instalamos eles e, em até 24 meses, instalamos uma loja", diz Carlos Guimarães, diretor de marketing da marca, enfatizando que os dois formatos passam a coexistir num mesmo centro de compras. "Eles servem como um teste para medir a aceitação do produto", acrescenta.
Das 20 unidades franqueadas que a empresa possui, 18 são quiosques, e a expectativa para o próximo ano é inaugurar 100 novas unidades, das quais 70 devem seguir o formato mais enxuto. Segundo ele, o valor de investimento e o prazo de retorno são os atrativos que fazem com que o formato seja procurado. “Para uma loja de 30 metros quadrados, o investimento gira em torno de R$ 300 mil e o retorno vem de 24 a 36 meses. No caso do quiosque, o valor inicial é de R$ 170 mil, com retorno de 18 a 24 meses”, detalha.
Proprietário da Coneland, o publicitário Erick Levay começará a expandir a marca a partir de 2017 por meio de franquia. Ele vai contemplar tanto o formato de lojas quanto de quiosques. “Para facilitar a nossa expansão, vamos oferecer os dois. Acreditamos que os quiosques podem ter uma maior aceitação pela questão da viabilidade e do formato mais econômico”, diz. Hoje a empresa possui uma loja no shopping Boa Vista e em breve será inaugurado o primeiro quiosque da marca.
Loading ...