Economia

Força-tarefa fiscaliza posto de combustíveis no Recife

Kit usado na blitz permite a identificação imediata de indícios de adição irregular de metanol ao etanol e à gasolina

Na tarde desta quarta-feira, a força-tarefa que fiscaliza o mercado de combustíveis de Recife esta seman, realiza uma fiscalização em um posto de combustíveis localizado na Avenida Visconde de Albuquerque, bairro Madalena, no Recife.Os trabalhos são realizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Secretaria da Fazenda de Pernambuco e Polícia Militar.

Na operação, será utilizado, pela primeira vez na Região Nordeste, um kit que permite a identificação imediata de indícios de adição irregular de metanol ao etanol e à gasolina durante a ação de fiscalização. Antes, a presença da substância em volume maior que o percentual permitido de 0,5% só podia ser detectada em laboratório.

Para fazer o teste, os fiscais colhem a amostra do combustível fornecido pelas bombas de abastecimento e adicionam um reagente. Quando a coloração da amostra fica mais escura do que o padrão, há presença de metanol em quantidade acima da permitida. Nestes casos, o posto é interditado cautelarmente. Se a irregularidade for confirmada em laboratório, será aberto processo administrativo que pode resultar em multa de R$ 20 mil a R$ 5 milhões.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...