Economia

Brasileiro trabalha cinco meses só para pagar impostos

Contribuintes trabalharão 153 dias em 2016 para pagar tributos. Brasil fica na 8ª posição em ranking que compara 27 países

Pela pesquisa, os cidadãos brasileiros tiveram ainda que destinar em média 41,80% do seu rendimento bruto em 2016 para pagar a tributação. Foto: Carlos Severo/ Fotos Públicas

Você, trabalhador legalizado nas leis trabalhistas, sabe quanto tempo trabalha para pagar os imposto no Brasil? Se não sabe, saiba que todos os rendimentos que irá receber até o próximo dia 1º de junho, nestq quarta-feira, servirão somente para pagar impostos, taxas e contribuições.

De acordo com o estudo "Dias Trabalhados para pagar Tributos", divulgado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o trabalhador brasileiro neste ano trabalhará 153 dias ou exatos cinco meses e um dia somente para pagar tributos e engordar os cofres públicos, levando em conta que 2016 é um ano bissexto, ou seja, com 366 dias no seu total.

Pela pesquisa, os cidadãos  brasileiros tiveram ainda que destinar em média 41,80% do seu rendimento bruto em 2016 para pagar a tributação sobre os rendimentos, consumo, patrimônio e outros. Nos anos de 2014 e 2015, o índice foi um pouco menor, de 41,37%.

O estudo considera a tributação incidente sobre rendimentos, formada pelo Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), contribuições previdenciárias e sindicais e a tributação sobre o consumo de produtos e serviços, como PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS, entre outros, e a tributação sobre o patrimônio, onde se incluem IPTU, IPVA.

As taxas de limpeza pública, coleta de lixo, emissão de documentos e contribuições, como no caso da iluminação pública também são consideradas."Tivemos, a partir do início do ano de 2015, uma série de aumentos de tributos, que ensejaram nesse acréscimo de dias trabalhados pelos brasileiros, somente para pagá-los, com reflexos neste ano de 2016", comentou o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike.

"Apesar de contribuir cada vez mais com a crescente arrecadação tributária do País, o brasileiro continua não vendo investimentos em recursos fundamentais e de direito do cidadão como, educação, saúde e segurança" afirmou Olenike.

No ranking dos países pesquisados, o Brasil se aproxima da Noruega, lugar em que os cidadãos destinam 157 dias de trabalho aos tributos. "No entanto, a população de lá tem um considerável retorno em termos de qualidade de vida, podendo usufruir dos serviços públicos. Infelizmente, diferente do povo brasileiro, que paga muito e não tem o retorno adequado", destacou João Eloi. Você pode conferir todo o estudo na íntegra no endereço http://www.ibpt.com.br/img/uploads/novelty/estudo/2465/DIASTRABALHADOSPARAPAGARIMPOSTOS2016.pdf.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...