A empresa Contax, uma das mais consolidadas no setor de telemarketing no Brasil, começou a contratar funcionários para o preenchimento de 180 novas vagas para a função de atendente de contact center na unidade do Recife, localizada no bairro de Santo Amaro. O início das contratações acontece dois dias depois que centenas de cantidades formaram filas à frente da unidade da empresa na Avenida Norte Miguel Arraes.
Uma nova fila de candidatos se formou no início da manhã desta sexta-feira. De acordo com uma das atendentes da empresa, a Contax está oferecendo 90 vagas para o turna da manhã e outras 90 para o turno da tarde. A seleção, segundo a atendente, vai até o fim deste mês. Na recepção, 11 pessoas já em processo de seleção esperavam para fazer avaliação médica e assinatura de documentos relacionados à legislação trabalhista.
As vagas oferecidas pela Contax ainda podem ser conferidas na página da empresa no Facebook, clicando no ícone “Trabalhe Conosco”, para onde o candidato também pode enviar seu currículo. A empresa, que opera call center, atrai, em sua maioria, candidatos em busca do primeiro emprego ou de uma recolocação profissional no mercado de trabalho.
Camila Souza, 23, e Manuelle Matias, 20, ambas desempregadas, tentaram ser atendidas na manhã de hoje, mas não conseguiram pegar as fichas que a empresa distribuiu. Elas chegaram, respectivamente, às 5h30 e 6h, mas não conseguiram sequer agendar uma avaliação de currículos. As duas candidatas já trabalharam com telemarketing e estão tentando voltar ao mercado de trabalho. “Havia poucas pessoas quando cheguei e umas 7h30 avisaram que não iriam mais distribuir fichas. Umas 8h as pessoas começaram a ir embora. Infelizmente não consegui deixar meu currículo, mas me disseram que na próxima segunda-feira haverá uma nova distribuição de fichas”, disse Manuelle.
“Às 5h30 eu estava aqui na esperança de receber uma ficha e deixar meu currículo, mas não deu. Segunda eu volto para tentar novamente. Temos que tentar o que aparecer de oferta de emprego diante da falta de empregos. Vou tentar também na seleção da Vivo, marcada para o dia 8 de maio”, afirmou Camila.
Procurada pela reportagem do Diario, a assessoria de comunicação da empresa, em São Paulo, ainda não se pronunciou oficialmente sobre a seleção na unidade do Recife. De acordo com a Associação Brasileira de Telemarketing (ABT), entidade que agrega empresas que atuam no setor no país, o principal setor contratante de call center é o de serviços financeiros, seguido pelos de varejo, telecomunicações, seguros, saúde e editora/gráfica. Mais da metade dos call centers, em média 76%, foram implantados após o processo de privatização do setor de telecomunicações, em 1998. Na avaliação da associação, o crescimento do setor mostrou que o ambiente mais competitivo permitiu a redução nos custos de implantação.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco