Economia

Pernambuco vai propor incluir rota Salgueiro-Petrolina ao traçado da Transnordestina

Mobilização integra projeto executivo do estado e comissão especial de obras do PAC, formada por deputados da Assembleia Legislativa (Alepe)

Obra vai custar R$ 11,2 bilhões e tem previsão de ser entregue em julho de 2018. Foto: Ricardo Fernandes/DP/ D.A Press

Nesta terça (6), em audiência na comissão especial que trata das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na Assembleia Legislativa, o deputado Miguel Coelho solicitou, quando estiver pronto, o projeto ao representante do governo, para que seja apresentado em audiência com o ministério dos Transportes, ainda a ser marcada para este objetivo. O diretor de planejamento da Transnordestina Logística S.A. (TLSA), empresa vinculada à CSN e responsável pela obra da ferrovia, Edson Pinto, disse que há o interesse do grupo no traçado, mas que não pode viabilizar enquanto o contrato de concessão não incluir o trecho.

"É, inclusive, fisicamente viável. O trecho que vai de Salgueiro até Parnamirim é de bitola mista (que daria para fazer os dois percursos - ida e volta), já prevendo uma possível conexão para Petrolina. Nos interessa muito, por conta da origem da carga que pode fluir a partir do Vale do são Francisco, mas não está na outorga", descaca Pinto.

Salgueiro tem uma posição estratégica na implantação da ferrovia. É na cidade que está instalada a fábrica de dormentes. Ela é o vértice do "T" investido, de onde a construção partiu nas três direções, duas conectando os portos (Suape e Pecém) e uma seguindo para o cerrado piauiense, em Eliseu MArtins. "Conforme o projeto vai andando, a construção usa o quilômetro anterior para que o trem da obra construa o quilômetro subsequente", pontua.

A Ferrovia Transnordestina possui 1.753 quilômetros de trilhos, corta três estados em 81 cidades. Em Pernambuco, são 750 quilômetros, dos quais 400 estão prontos. A obra hoje encontra-se em 52% de conclusão de engenharia e é prevista para julho de 2018. Mais de 6 mil pessoas estão trabalhando na obra. O custo da obra passou por recente reajuste oficial, passando de R$ 7,5 bilhões para R$ 11,2 bilhões.

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