Economia

Coletivo Coca-Cola prorroga inscrições para cursos de capacitação

São 1.320 vagas para jovens entre 15 e 25 anos nas 11 unidades do Coletivo em Pernambuco. As inscrições seguem até segunda

O Coletivo Coca-Cola, plataforma de valor compartilhado da gigante mundial de bebidas, prorrogou, até a próxima segunda-feira, as inscrições para mais um ciclo de formação na área de varejo, logística e produção. A novidade, neste ciclo, é a inauguração da unidade no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife, em parceria com a ONG Escola Dom Bosco (Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil), onde 120 jovens terão a oportunidade de participar do curso de Preparação para o Mercado de Varejo.

Leia mais sobre carreiras e estágios no portal Admite-se

Podem participar da capacitação jovens de 15 a 25 anos, para mercado de varejo, e a partir de 18 anos, para logística e produção, que tenham concluído o Ensino Médio. Para garantir presença, basta fazer a pré-inscrição no site www.coletivococacola.com.br e, posteriormente, efetivar a matrícula em uma das unidades do Coletivo onde acontecerá a formação. As 11 unidades do Coletivo em Pernambuco estão oferecendo 1.320 vagas.

A capacitação, segundo a organização do Coletivo, terá duração de dois meses e as taxas de matrícula variam de R$ 10 a R$ 25. Os valores são arrecadados pelas ONGs que sediam as unidades do Coletivo e revertidos para outros projetos realizados por essas instituições. As aulas, teóricas e práticas, acontecem duas vezes por semana (segundas e quartas-feiras, terças e quintas-feiras) ou apenas aos sábados, por duas horas, nos Coletivos de Nova Descoberta, Chão de Estrelas, Bongi, Coelhos, Coqueiral, Piedade, UR-6/Ibura, UR-7/Várzea, Igarassu, Cabo e Várzea Fria (São Lourenço da Mata). Há turmas disponíveis nos turnos da manhã, tarde e noite. Os dias e horários variam de acordo com a disponibilidade da ONG.

Além de capacitar, o projeto também encaminha os jovens para processos de seleção em grandes empresas. Outras informações sobre o programa podem ser conferidas no mesmo endereço eletrônicos das inscrições no site ou pelos telefones informados no portal.

Ao longo da formação, os alunos da área de varejo participam de atividades teóricas e práticas sobre empregabilidade, mercado e relacionamento. Assistem a palestras de profissionais de grandes empresas parceiras do programa, além de utilizarem um game que simula as atividades de um mercado varejista. No final do curso, os jovens têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos, elaborando planos de negócios para comércios locais. Já o curso de logística e produção prepara os jovens em temas imprescindíveis voltados para a operação das fábricas, tais como: produção, armazenagem, estocagem, manuseio e segurança.

“Este curso possibilita ao jovem um melhor enfrentamento na busca pelo emprego, já que tem a possibilidade de trabalhar temas como empregabilidade e relacionamento, incluindo simulações de dinâmicas e entrevistas”, comenta Deraldina Ramos, gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Solar Coca-Cola. Ao final do curso, o Coletivo Coca-Cola encaminha os jovens para processos seletivos de grandes redes de varejo e para a própria empresa.

O programa Coletivo, desenvolvido em parceria com o Instituto Coca-Cola, foi pioneiro no país por representar uma inovação no modelo de negócio com o diferencial de encaminhar os alunos para o mercado de trabalho e o desenvolvimento das comunidades de baixa renda. Presente em onze comunidades em Pernambuco, o Coletivo, em 2014, formou 3 mil jovens para o mercado. Muitos foram absorvidos em empresas parceiras ou na própria Solar Coca-Cola (franquia do Sistema Coca-Cola no estado). No Brasil, o Coletivo conta com mais de 500 unidades em 150 comunidades e já impactou mais de 70 mil pessoas.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...