Economia

Servidores da Juntas de Recursos da Previdência protestam por reestruturação

A paralisação pega carona na greve dos servidores do INSS no estado e em todo o Brasil, que estão de braços cruzados há 21 dias

Servidores das Juntas de Recursos do INSS também cruzaram os braços por melhorias na carreira. Foto: Sindsprev-PE

[SAIBAMAIS]Os servidores estão concentrados, neste momento, em frente ao prédio da Junta de Recursos, localizada na Rua João Fernandes Vieira, nº 190, na Boa Vista. De acordo com o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev-PE), Irineu Messias, em Pernambuco existe apenas uma Junta de Recursos (3ª) e no Brasil são 29. Na pauta de reivindicações, há semelhanças com a defendida pelos colegas do INSS. O dirigente destacou que a classe está recebendo apoio de várias centrais sindicais e outros servidores públicos na causa.

Segundo Messias, a categoria deseja uma reestruturação das Juntas espalhadas pelo Brasil, além de pontos como aumento dos órgãos, número de conselheiros e concursos públicos para funcionários, principalmente médicos peritos. Na unidade do Recife, na Boa Vista, são cerca de 10 conselheiros atuando nos litígios entre trabalhadores e Previdência Social. Outro ponto importante, revelou Messias, é a revisão no reajuste pagos aos conselheiros por cada processo avaliado.

“Atualmente, está em R$ 41, congelado desde 2008. Defendemos, também, uma equiparação salarial com os servidores do INSS, pois nas três esferas do setor, Previdência Social, Ministério da Previdência Social e INSS, as remunerações são diferenciadas”, revelou Messias. “As Juntas funcionam dentro das agências do INSS de forma precária e defendemos uma completa reestruturação, pois não há autonomia, administrativa e financeira. Trata-se de um órgão vital para os trabalhadores, empresas e governo”, completou.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...