A Minuto Pão de Açúcar, no bairro de Boa Viagem, tem um perfil voltado para consumidores A e B. “O tamanho é menor que nossas lojas tradicionais, pois o objetivo é atender a demanda de compras semanais, para aqueles consumidores que não têm muito tempo e precisam fazer uma compra perto de casa”, explica Renato Giarola, diretor executivo do formato proximidade.
O Minimercado Extra abriu no bairro da Boa Vista e segue o mesmo modelo do Minuto, mas com mais promoções como já é característica da marca. Segundo Giarola, “o consumidor do Pão de Açúcar geralmente procura uma adega, e faz questão de uma padaria gourmet mais sofisticada em suas compras semanais. Na rede Extra vende muito mais feijão e arroz.” Os alimentos perecíveis representam 50% das vendas nas unidades de proximidade do GPA.
Giarola não acredita que essas novas unidades possam canibalizar o público dos supermercados tradicionais do grupo. Para ele, compras rápidas, de dez a quinze minutos, os mercados de proximidade são os mais indicados. Enquanto isso, os supermercados são destinados a compras maiores, que levam mais tempo.
As duas unidades do Recife são o ponto inicial para a expansão do modelo de proximidade fora de São Paulo. “Começamos pelo Recife porque a cidade é o centro do Nordeste, e pensamos em expandir a partir da capital.” Já estão confirmadas outras duas lojas do mesmo modelo, que serão inauguradas em Olinda e Jaboatão ainda sem data definida.
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