Economia

GPA inaugura supermercados com um toque europeu

Lojas do Pão de Açúcar e do Extra com o chamado modelo de proximidade são voltadas para as pequenas compras

Modelo de supermercado é voltado para pessoas que buscam rapidez. Foto: Raquel Melo/Divulgação

A Minuto Pão de Açúcar, no bairro de Boa Viagem, tem um perfil voltado para consumidores A e B. “O tamanho é menor que nossas lojas tradicionais, pois o objetivo é atender a demanda de compras semanais, para aqueles consumidores que não têm muito tempo e precisam fazer uma compra perto de casa”, explica Renato Giarola, diretor executivo do formato proximidade.

 

O Minimercado Extra abriu no bairro da Boa Vista e segue o mesmo modelo do Minuto, mas com mais promoções como já é característica da marca. Segundo Giarola, “o consumidor do Pão de Açúcar geralmente procura uma adega, e faz questão de uma padaria gourmet mais sofisticada em suas compras semanais. Na rede Extra vende muito mais feijão e arroz.” Os alimentos perecíveis representam 50% das vendas nas unidades de proximidade do GPA.

A loja é inspirada num conceito europeu. Foto: Raquel Melo/Divulgação

Giarola não acredita que essas novas unidades possam canibalizar o público dos supermercados tradicionais do grupo. Para ele, compras rápidas, de dez a quinze minutos, os mercados de proximidade são os mais indicados. Enquanto isso, os supermercados são destinados a compras maiores, que levam mais tempo.

As duas unidades do Recife são o ponto inicial para a expansão do modelo de proximidade fora de São Paulo. “Começamos pelo Recife porque a cidade é o centro do Nordeste, e pensamos em expandir a partir da capital.” Já estão confirmadas outras duas lojas do mesmo modelo,  que serão inauguradas em Olinda e Jaboatão ainda sem data definida.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...