Economia

Em operação inédita, Porto do Recife recebe três transatlânticos simultaneamente

Costa Deliziosa atracou no Porto do Recife trazendo 1.973 passageiros e 886 tripulantes. Foto: Augusto Freitas/DP/DA Press

As três embarcações, marcadas pelo luxo e tamanho, cruzaram o Atlântico vindas de dois portos distintos: o Costa Deliziosa e o Aurora zarparam do Porto de Mindelo, nas ilhas Cabo Verde, em Portugal, e o Artania partiu do Porto de Las Palmas, na Espanha. Parte dos passageiros, cerca de 3,5 mil, desembarcou nos cais e seguiu diretamente de ônibus para outros destinos turísticos do estado. Muitos deles foram para as praias do Litoral Sul, como Porto de Galinhas, um dos destinos mais procurados. O restante dos turistas seguiu para o Terminal Marítimo de Passageiros (TMP), onde devem passar o dia visitando o entorno do Recife Antigo e Olinda. O Costa Deliziosa, o Aurora e o Artania têm saída prevista, respectivamente, para as 19h, 17h30 e 20h.

A operação do recebimento situmultâneo dos três transatlânticos ocorreu através de uma parceria entre o Porto do Recife, a Prefeitura do Recife (PCR) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), já que que o TMP permanece sem arrendatário desde o começo das obras de revitalização, embora o processo de licitação para a escolha do novo administrador já foi iniciado através de uma audiência pública na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), no último mês de dezembro.

Mesmo com o atraso do processo licitatório, um plano emergencial, semelhante ao que foi realizado em junho do ano passado, durante a Copa do Mundo (quando o terminal recebeu milhares de turistas mexicanos para um dos confrontos entre seleções na Arena Pernambuco), foi criado para receber os três navios-cruzeiros. Até a conclusão do processo, o Porto continuará a operar o TMP em parceria com a Prefeitura do Recife e a Empetur.

Para receber os turistas, a força-tarefa colocou uma equipe de cerca de 30 pessoas trabalhando diretamente no receptivo, entre funcionários bilíngues (aproximadamente 12) e atendentes, desde o desembarque das navios até a recepção no TMP. Todos os passageiros receberam um material com a roteirização do bairro do Recife. Os turistas, a maioria de alemães, ingleses e espanhóis, foram recepcionados com uma orquestra de frevo e passistas que mostraram toda a tradição da dança que é marca registrada da cultura pernambucana. Ao todo, segundo a direção do porto, cerca de 80 ônibus e vans foram ao terminal marítimo receber os visitantes.

"O Complexo Turístico Eduardo Campos, que hoje compreende o Centro de Artesanato, o Cais do Sertão, o projeto Armazéns do Porto, o Museu Passo do Frevo e o próprio Terminal Marítimo é um atrativo a mais para mostrar as potencialidades turísticas de Pernambuco. Receber três cruzeiros de uma só vez é uma operação diferenciada, por conta do número de turistas e embarcações, mas como não há o trânsito de malas, já que os turistas vão passar apenas o dia, as dificuldades são amenizadas. Estamos preparados para receber novas operações deste porte", explicou Olavo de Andrade Lima, presidente do Porto do Recife que assumiu o cargo há pouco mais de uma semana.

A temporada 2014/2015 de cruzeiros marítimos começou no início do último mês de novembro e se estende até o mês de maio, quando o navio Impress, o mesmo que abriu a nova temporada, aportará novamente no Porto do Recife. Com as três embarcações de hoje, sobe para 15 o número total de cruzeiros marítimos que passaram pelo Recife nesta temporada. “Em 2014, recebemos cerca de 40 mil turistas através dos cruzeiros e nesta temporada a previsão é de aumento de 10% a 15% em relação ao ano passado”, destacou o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras.

Saiba mais sobre os navios

Costa Deliziosa

Bandeira: Itália

Tamanho: 293m x 35m

Quantidade de passageiros: 1.973

Número de tripulantes: 886

Aurora

Bandeira: Bermudas

Tamanho: 272m x 36m

Quantidade de passageiros: 1.757

Número de tripulantes: 840

Artania

Bandeira: Bermudas

Tamanho: 230m x 32m

Quantidade de passageiros: 813

Número de tripulantes: 530

Fonte: Porto do Recife

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...