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REVIEW

Windblown: Colorido roguelike de plataforma é divertido e desafiador

Sucessor de 'Dead Cells', 'Windblown' é novo roguelike da Motion Twin

Publicado em: 13/12/2024 20:20 | Atualizado em: 16/12/2024 09:19

 (Divulgação)
Divulgação

 

Com um acesso antecipado pouco badalado, 'Windblown', roguelike de plataforma da Motion Twin ('Dead Cells'), chegou sem chamar muita atenção.

Até agora disponível só para Windows, o game conta a história de um Leaper, uma criaturinha caricata e antropomórfica que tem a habilidade de viajar por teleporte. Os Leapers vivem no vilarejo Ark e trabalham juntos para explorar um vortex que liga a vila a outros locais, estes perigosos e dominados por inimigos. Acontece que o vortex está crescendo e tomando os outros vilarejos. Assim, o Leaper tem que resgatar os sobreviventes e lutar para encontrar novos mundos.

Procurando agradar tanto jogadores solo quanto multiplayer, 'Windblown' chega para ser a sucessão de um jogo que fez bastante sucesso, mas com uma proposta bem diferente.

WINDBLOWN

Já na primeira tentativa, somos apresentados a um mundo verdadeiramente bonito. Coloridos e cartoonizados, os protagonistas são mudos, mas cheios de carisma. Cada uma das opções de personagens jogáveis são bem feitos e adaptam um animal diferente.

Somando os mapas e biomas disponíveis, aparência dos inimigos e o level design como um todo, a direção de arte aqui é louvável e faz o carinho dos desenvolvedores ser palpável para quem está do outro lado da tela.

A trilha sonora é frenética e impecável, envolvendo e ditando o ritmo da gameplay também acelerada, fazendo a imersão do jogo funcionar muito bem. Cada nível conta com faixas de música diferentes, que vão das batidas rápidas e barulhentas das lutas contra os bosses até as tranquilas e suaves notas dos pontos de cura.

A descoberta do enredo e progressão nas habilidades e equipamentos são bastante lineares e backtrackings praticamente não são exigidos. Estão disponíveis dois espaços de arma, que permitem combinações entre equipamentos corpo a corpo ou de longo alcance. Porém, às vezes, elas não são suficientes. 

Embora seja encorajado que jogadores curtam a gameplay solo, fica evidente que o game não foi totalmente pensado para tal. Certas mecânicas e a própria dificuldade do jogo podem ficar desbalanceadas quando se joga sozinho, o que atrapalha a progressão.

Para um jogo em acesso antecipado, a otimização é bem feita e o polimento contra bugs é eficaz, o que bastante animador para o futuro. 'Windblown' tem uma estreia prevista para o último trimestre de 2025, até lá, atualizações são frequentes e novas habilidades e armas estão sendo adicionadas frequentemente.

 

*Uma chave do game foi disponibilizada para a produção deste texto.