Notícia de
Divirta-se
LAZER
13ª Mostra de Circo do Recife começa nesta sexta-feira (6)
Programação que encerra o calendário de festivais culturais realizados pela Prefeitura do Recife espalhará mais de 60 trupes e atrações por 12 locais da cidade
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 04/12/2024 17:45
Foto: Marcos Pastich |
Será realizada entre a próxima sexta (6) e o dia 12 de dezembro a 13ª Mostra de Circo do Recife, com programação gratuita, realizada pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, apresentando 66 grupos e artistas.
Homenageando o Palhaço Pinóquio, a programação, que celebra a arte de resistência do picadeiro, assegurando palcos e públicos para antigos e novos grupos, trupes e artistas em atividade no estado, irá se espalhar por 12 diferentes polos na cidade, entre unidades do Compaz, Parque Dona Lindu e Praça da Várzea, que os circenses da cidade escolheram como palco orgânico, apresentando-se uma quinta-feira a cada mês. A praça será o derradeiro palco da Mostra, no último dia de programação.
“É muito importante assegurar palcos, públicos e fôlego para o circo. É um compromisso que confirmamos e ampliamos este ano, com as tradições culturais mais antigas da cidade, que falam das nossas origens culturais. Não poderia haver um final mais feliz para um segundo semestre de tantos festivais e iniciativas culturais realizadas pela Prefeitura do Recife”, celebra a secretária Milu Megale.
“O circo é uma celebração ao futuro da cultura na cidade. Investir nessa tradição é uma estratégia fundamental e urgente, de formar novas gerações de plateias para nossa produção artística”, acrescenta o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto.
A Mostra também alcançará, pela primeira vez, o Parque do Caiara, na Iputinga, além de duas escolas públicas, uma creche e um hospital. No Teatro Hermilo Borba Filho, que fez sua estreia como picadeiro da Mostra no ano passado, a programação será reforçada, ganhando mais dias, artistas e números. Serão três dias de atividades no Hermilo, contra um só, em 2023.
HOMENAGEM
Josué Pereira, hoje conhecido como palhaço Pinóquio, entrou na vida circense em 1971, tendo atuado em todo tipo e tamanho de trupe, debaixo de grandes e pequenas lonas e diante de vários perfis de público, nas mais diversas cidades e localidades. Ex-cortador de cana, não teve dificuldade para se adaptar à lida pesada do circo, desenvolvendo as mais diversas habilidades, do malabarismo à palhaçaria, do trapézio à magia, da perna de pau à ventriloquia.
OFICINA
A 13ª Mostra de Circo do Recife terá ainda etapa formativa, para qualificar artistas para os picadeiros da cidade. Entre os dias 10 e 12, será ministrada a oficina “Introdução à Roda CYR”, conduzida pelo artista pernambucano Marcio Sá, da nova safra do circo recifense, que confirma um futuro de muito riso, surpresa e encantamento para as próximas gerações de plateias da cidade. Além disso, o mágico Mickael Marvey oferecerá uma oficina de iniciação à mágica para professores da rede pública municipal, em uma articulação inédita com a Secretaria de Educação. A mesma oficina será oferecida também para os jovens atendidos pelo Casarão das Artes, no Pilar.
MAIS LIDAS