Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

CINEMA

Olhar feminino de dois filmes é destaque na programação do último dia do mês da mulher

Publicado em: 31/03/2023 10:00

Nesta sexta-feira (31), os filmes Feminino plural (1976), de Vera Figueiredo, e Waldemar Cordeiro: Fantasia exata (2021), de Analivia Cordeiro, entram no catálogo do Itaú Cultural Play. A primeira produção é experimental e pioneira na agenda feminista do cinema brasileiro e a segunda reconstrói a trajetória do crítico de artes e paisagista homônimo, figura central na arte brasileira do século XX. 

Com seu filme, Vera sacudiu os ânimos da juventude carioca e as plateias do Festival de Cannes. Alegorias, performances inesperadas e planos incomuns são as marcas do longa-metragem expressionista, que revela a difícil missão de fazer arte ainda sob o efeito da ditadura. O filme foi criado e lançado no circuito cultural brasileiro em meio ao processo de abertura política.  

No enredo, um grupo de mulheres sai dirigindo motocicletas pela Via Dutra, no Rio de Janeiro, rumo à Baixada Fluminense. Passam por zonas populares da cidade de Belford Roxo até chegar a uma casa no meio do mato, onde se reúnem a outras mulheres e crianças, em uma alegre comunidade. Lá, desfrutam de um banquete regado a feijoada, em clima de ritual e festa. 

Já o filme-conceito de Analivia, filha do artista Waldemar Cordeiro, exata faz inventário da obra do pioneiro da arte computacional no Brasil e um dos primeiros a usar esta linguagem internacionalmente. Produzido durante a pandemia de Covid-19, foi idealizado pelo seu neto, Gregoire Cordeiro Belhassen, e dirigido por Analivia Cordeiro, filha do artista.  

Com narrativa cronológica, o filme resgata todos os aspectos que permeiam a história de Cordeiro, desde a infância passada na Itália, onde nasceu em 1925. A compreensão da produção artística dele vem entrelaçada a fatos da época, abordada seja pelo aspecto sociológico, histórico ou por meio da trilha sonora, composta exclusivamente para o documentário.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco