Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

LUTO

Tom Verlaine, líder da banda punk Television, morre aos 73 anos

Por: AFP

Publicado em: 29/01/2023 10:41

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Tom Verlaine, guitarrista e vocalista da banda Television, criada no underground punk de Nova York na década de 1970 e que lançou álbuns clássicos, incluindo "Marquee Moon", faleceu aos 73 anos, anunciou a família no sábado. 

O artista faleceu em Nova York "após uma breve doença", informou Jesse Paris Smith, filha de Verlaine e da cantora Patti Smith, ao jornal The New York Times, sem revelar a causa exata da morte. 

"Esta é uma época em que tudo parecia possível", escreveu Smith em um post no Instagram no sábado, ao lado de uma foto antiga dela com Verlaine.

Nascido Thomas Miller, Verlaine adotou o sobrenome do poeta francês Paul Verlaine, cujo lirismo ele tentou apresentar em suas composições, enquanto tocava a guitarra com um estilo ao mesmo tempo etéreo e agressivo.

Ele foi colega de Ensino Médio de outro ícone do punk, Richard Hell. Juntos, eles formaram a banda Television em 1973, ao lado do guitarrista Richard Lloyd. O primeiro álbum do grupo, "Marquee Moon", de 1977, "é "um dos maiores da era punk", de acordo com a revista Rolling Stone. 

Com quase 10 minutos de duração, o single que tem o mesmo nome do álbum ilustrava a excelência de um movimento musical que incluiu vários grupos, dos Ramones aos Talking Heads, passando pelo Blondie.

Todos se apresentavam na principal casa do punk rock, o CBGB, um clube do Lower East Side de Nova York que registrou os melhores momentos do punk rock da cidade. 

Apesar dos muitos elogios da crítica ao álbum "Marquee Moon", o Television teve curta duração. 

Após apenas dois álbuns, a banda se separou e Verlaine lançou vários trabalhos em carreira solo, ao mesmo tempo que colaborou com artistas como Patti Smith e David Bowie. 

As redes sociais foram dominadas por tributos de outros artistas a Verlaine. "Vou sentir sua falta, Tom. TV Descanse em paz", tuitou  Thurston Moore, do Sonic Youth.  

Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers, afirmou que "Tom Verlaine é um dos melhores músicos de rock da história". 

"Seu papel em nossa cultura e sua grandiosidade na guitarra elétrica foram completamente lendários”, tuitou Stuart Braithwaite, do Mogwai. "Cite 10 minutos de música tão bons quanto Marquee Moon. Você não consegue. É perfeito".

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco