Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

PROGRAMAÇÃO

Feira da Literatura Infantil retoma atividades presenciais em sua 3ª edição

Publicado em: 02/12/2021 20:25

A Bandalelê é uma das atrações da Flitin (Divulgação)
A Bandalelê é uma das atrações da Flitin (Divulgação)
A Feira da Literatura Infantil (Flitin), feita pela Companhia Editora de Pernambuco, chega em sua 3ª edição e inaugura a retomada de feiras e atividades presenciais da Cepe. Realizada no último ano de forma remota, a iniciativa agora volta a ocupar os jardins da Academia Pernambucana de Letras, com uma programação de lançamentos literários, contação de histórias, oficinas e outras atividades recreativas voltadas ao estímulo à leitura dos pequenos. A programação começa nesta quinta-feira (1) e segue até o domingo (5), com programação das 9h às 20h. 

“A Flitin é a única feira de literatura infantil de Pernambuco e uma das poucas no Nordeste. É um público que sempre demos uma atenção especial, tanto com esse evento, como com realização de prêmios e publicações para esse público. Parte importante de nossa missão de promover os livros e a leitura é atuar também para as crianças. É um fato muito positivo para nós que as atividades de nosso circuito literário sejam iniciadas com a Flitin”, declara Ricardo Leitão, presidente da Cepe. 

Na própria feira, a editora ampliará seu catálogo para esse público com quatro novos títulos: A Biblioteca de Bia (Viviane Santiago com ilustrações de Luísa Vasconcelos), Contos com Gigantes (Carolina Becker com ilustrações de Cau Gomez), Os Pés nos Quintais e os Olhos no Mundo, Um Menino Chamado Paulo Freire (Targélia de Souza Albuquerque) e Xicaré Contra o Monstro do Vaso (Marcela e Artur Pandolfi, com ilustrações de Deidre Holanda). São obras diversas que passam desde um livrinho sobre desfralde escrito por uma pediatra, como é o caso de Xicaré, até um livro sobre a trajetória de Paulo Freire em linguagem para crianças e jovens.

As atrações da Flitin também saem das páginas e dialogam com outras linguagens artísticas. Na música, a programação contará com apresentações como O Natal Encantado da Fada Magrinha, o Mini Rock de Natal e a Bandalelê. Também serão exibidos filmes para o público infanto-juvenil, como a animação pernambucana Pedrinho e a Chuteira da Sorte, Além da Lenda e Musicália. Já nas artes cênicas, serão apresentados espetáculos como Malassombros, do grupo Teatro de Retalhos e o show de mágica de Rodrigo Lima, além das tradicionais oficinas, contações de história e conversa com escritores.

“A gente sabe a importância de estimular a leitura na primeira infância e, no caso da Flitin, buscamos isso não só promovendo um ambiente no qual as crianças tenham acesso aos livros, mas que tenham experiências que giram ao redor dos livros. Ver autores falando, entender como livros viraram filmes e vice-versa, participar de oficinas, mostrar a literatura integrada nessas atividades. É um público que é muito exigente e tem uma sensibilidade muito bem desenvolvida”, aponta Jamille Barbosa, curadora da Flitin. 

Essas atividades tomam conta dos jardins da Academia Pernambucana de Letras, colocando as crianças e também os pais para desfrutarem de todas essas atividades culturais ao ar livre, com liberdade e segurança. A organização convida o público a levar toalhas para estenderem no chão e também a participação ativa dos pais nas atividades. 

“É um espaço central, de uma instituição que é nossa parceira de longa data e oferece um espaço que é muito compatível com a situação de controle da pandemia. Fizemos as edições anteriores lá e é muito bom contar com esse espaço para poder retornar”, afirma Leitão. Após a Flitin, ainda neste ano, o Circuito Literário da Cepe segue sua retomada com a Feira Literária de Goiana e, em junho de 2022, os planos são de retornar ao tradicional calendário de eventos. 

SERVIÇO

3ª Feira de Literatura Infantil
Quinta (2) a domingo (5), das 9h às 20h.
Academia Pernambucana de Letras  (Av. Rui Barbosa, 1596, Graças)
Entrada Gratuita

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco