Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

TEATRO

TV Pernambuco exibe programa de entrevistas Camarim em Cena

Publicado em: 10/09/2021 12:36 | Atualizado em: 10/09/2021 12:41

O programa foi gravado antes da pandemia pelo Itaú Cultural, que faz parceria inédita com emissora (Foto: Itaú Cultural/Divulgação)
O programa foi gravado antes da pandemia pelo Itaú Cultural, que faz parceria inédita com emissora (Foto: Itaú Cultural/Divulgação)
Em parceria inédita com o Itaú Cultural, a TV Pernambuco irá exibir a partir deste domingo (12), o programa Camarim em Cena, uma série de entrevistas com nomes do teatro, da dança, do circo e da música falando sobre processos criativos e a preparação antes de subir aos palcos. Com histórias de artistas que fazem parte da cultura brasileira e internacional, o programa vai ao ar a cada domingo, sempre às 14h. Gravadas pelo Itaú Cultural antes da pandemia, as conversas trazem inicialmente mulheres das artes cênicas de diferentes gerações, sendo elas: Denise Weinberg, Maria Alice Vergueiro, Bete Coelho e Juliana Galdino.
 
No programa de estreia, a jornalista e crítica de teatro Beth Néspoli conversa com Denise Weinberg, uma das fundadoras do Grupo TAPA, no qual ficou durante 21 anos. Para a atriz, o espaço do camarim serve como uma espécie de confessionário. “Eu brinco que o que se fala dentro de um camarim fica ali, guarda-se ali e ninguém de fora sabe o que acontece. Não consigo simplesmente chegar da rua, vestir a roupa e entrar em cena. Na minha preparação, eu fico 1h30 fazendo aquecimentos, alongamentos e abrindo espaços para me conectar com outras coisas e me desligar do mundo lá fora”, conta.
 
No episódio do dia 19 de setembro, quem entra no Camarim em Cena é a atriz Juliana Galdino com mediação do jornalista, crítico e pesquisador de teatro Valmir Santos. No dia 26 será a vez de um dos principais nomes do teatro nacional, a atriz Maria Alice Vergueiro, falecida em junho de 2020, aos 85 anos, em São Paulo. Ela é conhecida como a dama do underground do teatro paulistano – e pelos mais novos como a atriz do curta-metragem Tapa na Pantera, que viralizou, ela falou na sua gravação sobre destaques da sua trajetória.
 
Com mediação do crítico teatral Jefferson Del Rios e participação de Luciano Chirolli, neste episódio a atriz falou de sua estreia nos palcos, em 1962, com a peça A Mandrágora, sob a direção de Augusto Boal. Nesse caminho, que passa por momentos importantes do teatro do país, participou de produções do Teatro Oficina, do Grupo Pândega de Teatro e do Teatro do Ornitorrinco, do qual foi uma das fundadoras nos anos de 1970. 
 
E no episódio que vai ao ar no dia 03 de outubro, teremos Bete Coelho. A mediadora é a fotógrafa de teatro Lenise Pinheiro e a atriz mineira de Belo Horizonte fala da sua atuação no teatro, que começou aos 10 anos de idade. Integrante da geração dos anos 1980, ela trocou Minas Gerais por São Paulo para trabalhar com o diretor Antunes Filho (1929-2019), e sob sua direção atuou nos espetáculos Macunaíma, Nelson Rodrigues II e Romeu e Julieta. No encontro, Bete fala também sobre os trabalhos que fez sob a direção de Gerald Thomas na Companhia de Ópera Seca, nos premiados Carmem com Filtro, Fim de Jogo e Graal
 
SERVIÇO:
Programa Camarim em Cena
Quando: Aos domingos, às 14h
Onde: Na TV Pernambuco ou pelo canal youtube.com/tvpernambuco
Confira a programação:
Domingo (12/09): 14h00 - Episódio com Denise Weinberg 
 
Domingo (19/09): 14h00 - Episódio com Juliana Galdino
 
Domingo (26/09): 14h00 - Episódio com Maria Alice Vergueiro  
 
Domingo (03/10): 14h00 - Episódio com Bete Coelho
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco